Capital cria protocolos de enfermagem, aumentando a autonomia clínica dos profissionais
Durante a Semana Brasileira de Enfermagem, a Capital catarinense inova em mais uma ação, desta vez para ampliar a autonomia clínica dos enfermeiros nas unidades de saúde do município. Toda a equipe foi envolvida na criação dos protocolos da categoria, em parceria com o Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem), com normativas que embasarão e aumentarão a atuação dos profissionais, especialmente nos casos de atendimento a pacientes com doenças crônicas.
A validação desses documentos será referência em todo o Estado, segundo a gerente de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Elizimara Ferreira Siqueira. “O resultado dessa mudança será o aumento de cerca de 80% da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde”, afirma. Os protocolos abordarão 404 diagnósticos e aproximadamente mil intervenções e procedimentos que os enfermeiros passarão a adotar em seu trabalho.
Pack Brasil
Os documentos complementam a implantação pioneira no Brasil do Pack – Guia Básico para Cuidados de Saúde – que está sendo desenvolvido pelos médicos da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Florianópolis e que também será referência nacional e internacional. O PACK ganhou repercussão nacional ao ser mencionado por Richard Smith - liderança global na área da saúde e ex-editor-chefe da revista científica British Medical Journal (BMJ) - em recente entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Até o fim deste ano, a nacionalização do guia estará pronta e a expectativa é de que em 2016 os profissionais dos centros de saúde de Florianópolis comecem a receber o treinamento e utilizar o material. O PACK é um guia para médicos e enfermeiros de atenção primária que visa facilitar a tradução do conhecimento científico para a prática clínica.
Ele abrange cerca de 40 sintomas e 20 condições crônicas comumente encontradas nos pacientes que buscam atendimento na atenção primária. Cada uma de suas mais de 2 mil recomendações práticas está ligada à base de evidências científicas do BMJ Best Practice, uma das mais importantes ferramentas mundiais de apoio a profissionais de saúde para tomada de decisão clínica.
Semana
A Semana Brasileira de Enfermagem, de 12 a 20 de maior, é uma a oportunidade para reflexão sobre a profissão, troca de experiências e aprimoramento profissional. Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia do Enfermeiro e no dia 20, do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Coren/SC e a ABEn/SC, integra-se às diversas atividades educativas e culturais, com o tema “A enfermagem em defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”.
Programação:
13 de maio
Oficina: Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem com ênfase em HAS, DM e outros fatores cardiovasculares associados.
Local: Auditório da Faculdade Senac
Público: enfermeiros
19 de maio
Oficina: A Enfermagem e o Acolhimento na Rede de Atenção a Saúde.
Local: Auditório Fecomércio
Público: técnicos e auxiliares de enfermagem
› FONTE: Secretaria Municipal de Saúde