Cerca de 1,8 mil pessoas acompanhou a cerimônia que homenageou o senador Luiz Henrique da Silveira, durante seu velório na tarde desta segunda-feira (11), no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.
A presidente Dilma Rousseff, o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira prestaram as últimas homenagens ao senador catarinense, com palavras de força para os familiares e elogios pela carreira política de Luiz Henrique. O corpo foi sepultado no final da tarde, no cemitério municipal, com honras militares, acompanhado por milhares de pessoas.
“Ele foi especial para todos nós, principalmente para mim. Sua experiência, seu trabalho, seus ideais trouxeram luz em momentos decisivos para o nosso Estado. Corajoso e inteligente esteve sempre presente e disponível para o diálogo. Falar do Luiz Henrique é falar com o coração, porque foi um amigo de todas as horas principalmente nas mais difíceis. E por toda a Santa Catarina, como ele gostava de falar, plantou desenvolvimento, levou esperança e conquistou muitos amigos”, declarou emocionado o governador.
As homenagens começaram com a Orquestra Cidade de Joinville e em seguida uma apresentação da bailarina da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Amanda Gomes. Também ocorreu um culto ecumênico com líderes religiosos, antes do corpo seguir para o cemitério municipal, sobre o carro do Corpo de Bombeiros Militar.
“Um país se faz quando como pessoas da estatura do Luiz Henrique, que honra seu Estado, sua comunidade e sua família. É muito importante para o Brasil ter exemplos de homens públicos como ele. Políticos cujo compromisso é o interesse do seu povo e do seu Estado. Por isso eu estou aqui numa homenagem de todo Brasil a esse brasileiro e a esse catarinense especial. Homem íntegro, correto, digno, mas também comprometido com o desenvolvimento cultural, intelectual e artístico do nosso povo”, complentou a presidente Dilma Rousseff.
Ao final da cerimônia, Colombo entregou à esposa do senador, Ivete Appel da Silveira, a cópia do decreto de luto oficial de sete dias do Estado. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 11.
Luiz Henrique da Silveira foi vítima de duas paradas cardíacas, no último domingo, 10, em sua residência na cidade de Joinville, vindo a óbito às 15h15min, após várias tentativas de reanimação.
› FONTE: Governo do Estado de SC