É possível produzir cerveja caseira, em escala artesanal, com sabor e qualidade. Integrantes da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva) vão ensinar como fazer uma boa cerveja em casa durante a 3ª Feira Gastronômica de Floripa, que ocorre no sábado 16 de maio, das 11 às 19 horas, no estacionamento da Eletrosul.
Para embalar o frio do inverno que vem chegando, o cardápio de comidas estreantes vai oferecer paella, entrevero, paçoca de pinhão, feijão tropeiro, pão de queijo recheado. De sobremesa, trufas, cocada cremosa e tortinha de amaretto, a base de licor e chocolate. Tem também bolo de cenoura, limão e coco no pote. E suco natural.
No Palco da Feira, dois DJs nesta edição, mas a abertura será com o sempre requisitado Quem não chora não samba, às 11h15. Em seguida, às 14h15, o repertório é da consultora musical Lena Leal, da antiga Sintonia CDs, com uma playlist que faz sucesso em cantinhos hoteleiros e culinários do Brasil. E no encerramento, às 16h45, o DJ Fernando Coelho com ritmos dançantes.
A visita à Casa Eficiente, modelo em arquitetura sustentável, e à Usina Megawatt, com produção própria de energia solar, da Eletrosul, ocorre às 13h30, com um monitor. Agendamento 30 minutos antes do início. Logo em seguida, na Casa, às 15 horas, ocorre aula sobre cerveja artesanal.
Revolução dos Baldinhos
Apoiado pelo Centro de Estudos da Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) o projeto revolução dos Baldinhos é convidado da 3ª edição de Feira. Modelo de envolvimento comunitário para gestão de resíduos orgânicos e agricultura urbana, o projeto faz sucesso na comunidade Chico Mendes em Florianópolis. O integrantes vão ensinar como fazer uma boa composteira e comercializar adubo e sabonetes de ervas medicinais.
Quem for de bike terá durante toda Feira a assistência da Garupa Bicicletaria e Etcpara pequenos ajustes e consertos. A Feira de Troca de Brinquedos vai funcionar das 12h às 16h.
A maior parte das barracas não trabalha com máquinas para cartão de crédito ou débito, mas há caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na Eletrosul. Durante a feira, há pessoas identificadas vendendo fichas de bebidas, para evitar filas demoradas. A organização da Feira é do Bar e Restaurante Mesinha com o patrocínio da Eletrosul.
BARRACAS
CHEF CONVIDADO
Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva )
Fabricantes artesanais vão fazer degustação de suas próprias cervejas.
ESTREANTES
Estância Gastrômica
- hambúrguer bovino e suíno
Don Sanchez
- paella
Mamasita Sabor Mexicano
- tacos, tortilla e nacho
Delícias da Serra
- entrevero e paçoca de pinhão
Sweet dreams
- trufas, cocaca cremosa, tortinha de amaretto
Cake Lover’s
- bolo no pote de cenoura, limão e coco
Iguarias de Minas
- feijão tropeiro, pão de queijo recheado com costeleta de porco, com frango cremoso e queijo minas e manjeicão
OUTROS PARTICIPANTES
Las Merceditas
- empanadas e alfajores
Delícias do Peru
- ceviche e causa peruana
A Alemã
- bratwurst e currywurst
Sabor e Mar
- torpedo de siri e sopa de siri
Bistrô Varanda
- bolinho de bacalhau, bacalhau Gomes de Sá, pastel de nata e de amêndoas
Mesinha
- sanduíche de pernil e de almôndega
Saint Bier
- chopp pilsen e chopp belga
Barraca Bebida 1
- refrigerante, água e vinho
Barraca Bebida 2
- refrigerante e água
Biosabores
- sucos de laranja e de uva
› FONTE: FIFO LIMA