As obras nas estruturas de sustentação inferior da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, seguem em ritmo acelerado para que possam ser concluídas até outubro.
O trabalho emergencial é necessário para dar segurança às próximas etapas de restauração. O serviço está sendo executado pela construtora Empa, de Minas Gerais, que iniciou os trabalhos em abril deste ano. O valor do investimento será de R$ 10,3 milhões e o prazo de conclusão é de 180 dias a contar de abril.
“É a etapa segura da ponte. O andamento da obra está dentro do cronograma previsto. Já conseguimos visualizar os trabalhos que estão sendo executados. Essa é a fase que, efetivamente, vai deixar a ponte segura para que seja concluída a reconstrução, explicou o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini. Ele ainda ressaltou que o prazo de conclusão deverá ser cumprido e que os recursos estão garantidos.
O trabalho tem a supervisão de técnicos e engenheiros do Deinfra. A empresa responsável pelo trabalho, a Empa, tem sede em Belo Horizonte e mais de 50 anos de experiência no mercado de construção pesada. A companhia faz parte do grupo português Teixeira Duarte. O contrato com a Empa foi assinado no dia 10 de fevereiro e ordem de serviço foi entregue no mês de abril.
O engenheiro fiscal da obra de reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, Wensceslau Diotallevy, disse que a grande novidade é um equipamento que filma o mergulhador executando os trabalhos no fundo do mar, permitindo, com isso, acompanhar as ações que estão sendo feitas a cerca de 30 metros de profundidade.
“É uma tecnologia que a empresa trouxe para os serviços. É um ganho de qualidade e verificação. Diariamente, recebemos um diário de obras, onde é mostrado todos os fatos, serviços e número de pessoas e máquinas que trabalharam no dia”, destacou Diotallevy.
Os trabalhos de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte foram interrompidos em agosto de 2014, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma da restauração.
“Todo o sistema de montagem já está pronto, e as peças estão vindo para o mar. Queremos essa parte da obra pronta em outubro, estamos trabalhando todo o dia e, se precisar, passaremos a noite”, afirmou Wesceslau Diotallevy.
O presidente do Deinfra informou que, paralelamente, ao trabalho de sustentação da ponte, o Governo do Estado segue com tratativas com a American Bridge para execução da restauração total. A empresa é a mesma que construiu a ponte na década de 1920.
Representantes da American Bridge estiveram em Florianópolis no mês de abril, quando conversaram com o governador Raimundo Colombo. Na ocasião, o Deinfra entregou outros documentos e desenhos do projeto solicitados pela companhia. Na próxima quarta-feira, 13 de maio, a ponte completa 89 anos.
› FONTE: Governo do Estado de SC