É de Santa Catarina a empresa considerada melhor extrusora de perfis de PVC no setor esquadrias, pela revista Contramarco.
A Veka Brasil, empresa alemã líder mundial em produção de sistemas de perfis de PVC para esquadrias, portas e janelas, com sede em Biguaçu, recebeu o prêmio Marca Brasil 2013 em cerimônia no último dia 17, em São Paulo.
A Veka tem 18% das vendas nacionais de perfis para esquadrias, portas e janelas de PVC. A empresa está presente em mais de 80 países, com 16 plantas.
No Chile, onde foi inaugurada recentemente sua segunda planta extrusora na América do Sul, o conceito de uso do PVC nas construções está muito mais desenvolvido que em outras regiões da América do Sul, com participação no mercado de 28%. No Brasil, segundo o gerente de marketing, Rodrigo Fontana, esse índice se mantém em 5%.
Benefícios – Entre os motivos que levam o forte crescimento da utilização do PVC estão a segurança, a durabilidade e a sustentabilidade do material. A segurança está no sistema de fechamento, que aumenta a vedação e o isolamento acústico, além de utilizar vidros especiais. O PVC também é recomendado para aplicações de longo ciclo de vida: mais de 40% dos produtos que utilizam o material têm durabilidade acima de 20 anos.
Outra vantagem é a sustentabilidade: mais da metade da estrutura molecular do PVC vem do sal marinho e apenas 0,25% do suplemento mundial de gás e petróleo são consumidos para a produção do plástico. “Em nossa fábrica, 99% do material é reciclado”, reforça Fontana.
Sobre a Veka – Foi fundada em 1969, na cidade de Sendenhorst, norte da Alemanha. Mais de 40 anos depois, a Veka se consolidou como o maior grupo fabricante de perfis de PVC para esquadrias do mundo com presença em mais de 80 países. Em 2002, instalou sua primeira fábrica na América Latina em Biguaçu. A Veka Brasil desenvolve os sistemas e produz grande parte dos perfis vendidos para quase 40 empresas credenciadas, que beneficiam o produto de acordo com a necessidade do consumidor final.
› FONTE: Palavracom