Ação do programa Arte na Escola – Polo UFSC apresenta tese de doutorado sobre game art, no dia 7 de maio, quinta-feira, às 15h30, no auditório do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFSC. O evento é aberto a todos os interessados e haverá certificados para os presentes.
Um projeto? Um jogo? Uma brincadeira? Quem tem acesso à tese de doutorado de Débora Gaspar, professora do Colégio de Aplicação e coordenadora geral do programa Arte na Escola - Polo UFSC, pode muito bem fazer esses questionamentos. Sua tese "Cómo los niñ@s se relacionan con el game arte?" (em tradução livre, como as crianças se relacionam com o game art?), é cheia de particularidades artísticas e foi construída como uma caixa de jogos.
O texto apresenta elementos de ficção, ao estilo da literatura infanto-juvenil, além de objetos que se articulam na construção de uma narrativa em diferentes linguagens. O leitor é também um jogador e produtor de conhecimento, não existem regras, nem ordem estabelecida para sua leitura. A tese-objeto, como ela define, tem ainda caixas em formatos de tetris (jogo eletrônico em forma de blocos) e outras peças interativas. Apresentada em julho do ano passado na Faculdade de Bellas Artes da Universidade de Barcelona, ela recebeu nota máxima e menção honrosa.
Débora Gaspar vai fazer a primeira comunicação em Santa Catarina desta sua tese de doutorado à comunidade nesta quinta-feira, dia 7, às 15h30, no auditório do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFSC, em uma ação de extensão do projeto Arte na Escola – Polo UFSC. O evento é aberto a todos os interessados e haverá certificados para os presentes.
› FONTE: DAC UFSC