O Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin/SC) promove nesta quinta-feira, 30, a partir das 14h uma apresentação cultural na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) para lembrar o dia do índio, comemorado em 19 de abril.
“Atividades como essa servem para refletirmos sobre a importância e preservação dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e o respeito a sua cultura”, destaca Maria Iris Bessa, secretária executiva do conselho.
Durante o evento, os representantes das etnias guarani, kaingang e xokleng falarão sobre sua cultura. A solenidade será encerrada com o coral da escola Itaty e a dança da etnia xokleng. Também está prevista uma exposição de artesanato.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), participa da atividade junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Procuradoria da República e Cepin.
Dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 apontam que existem mais de 18 mil indígenas em Santa Catarina. Destes, nove mil vivem em aldeias e pertencem as etnias Kaingang, Guarani e Xokleng. Eles encontram-se em municípios do Alto Vale do Itajaí, nas regiões Norte, Oeste e na Grande Florianópolis.
Para auxiliar essa população existe o Cepin/SC, vinculado a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que tem como função a proteção, a promoção, o fortalecimento e a valorização indígena.
› FONTE: Governo do Estado de SC