A partir deste sábado, 25, às 19h, com o cerimonial de abertura, São Miguel do Oeste começa a vivenciar uma das competições esportivas mais significativas do Estado: a 11ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).
A competição é exclusiva para atletas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. As disputas pelos troféus começam neste domingo, 26.
Até o dia 30, serão 1,7 mil participantes de 60 municípios buscando superar seus limites para conquistar o troféu de campeão do atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e bocha paralímpica. No total, 3,5 mil pessoas estão envolvidas diretamente com a competição.
O primeiro ato do sonho de ser campeão dos participantes começa com o cerimonial de abertura programado para as 19h na Praça Walmir Bottaro Daniel, no Centro de São Miguel do Oeste. “Não tenho dúvidas que faremos uma grande competição, pois toda a cidade está empenhada em realizar um grande evento”, afirma o gerente de participação da Fesporte e coordenador geral dos Parajasc, Adriano Ribeiro.
Os Jogos são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte e em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.
Chapecó: maior vencedor
Nesta sexta-feira, 24, integrantes da Fesporte e da prefeitura de São Miguel do Oeste passaram o dia fazendo os últimos ajustes para a competição: reuniões administrativas e organizações dos locais de competições, além de ensaio para o cerimonial de abertura.
Ao longo das 11 edições dos Parajasc, Chapecó, com sete títulos de campeão geral, é o maior vencedor da competição. Os chapecoenses venceram em 2005 (primeira edição), 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2014. Em segundo lugar, vem Joinville com dois títulos: 2011 e 2012.
Na edição 2015 dos Parajasc, entre os destaques individuais, figuram: Suelen Macheski de Oliveira, de Balneário Camboriú e integrante da Seleção Brasileira Paralímpica de Atletismo na categoria DF; Maria Socorro Pinheiro, de Itajaí, e da Seleção Brasileira Paralímpica de ciclismo, categoria DA. Está também nesta lista Giovane Peres, de São José, atual recordista dos 400 metros do atletismo DF do Circuito Brasil Caixa de Atletismo (2min e 42s).
Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, o nível técnico de algumas modalidades deverá ser alto dentro dos Parajasc. “Temos atletas de ponta, integrantes da Seleção Brasileira, por isso, acreditamos em um evento de boa qualidade”, enfatiza o dirigente. As palavras do presidente são reforçadas por Luciano Nilzo, diretor de Esporte da Fesporte: “Além de bons atletas, temos pessoas experientes na organização do evento. Por isso, teremos um grande Parajasc”, finaliza.
› FONTE: Governo do Estado de SC