Três dias depois do tornado que atingiu o Oeste, a agência da Casan da cidade mais afetada, Xanxerê, avalia que a maior parte dos moradores está com fornecimento de água.
“De forma emergencial conseguimos que a maioria das residências com caixa de água fosse reabastecida. Agora continuamos o trabalho para que o sistema de abastecimento seja regularizado”, explica o chefe da agência, Paulo Baldi. A Casan trabalha com a expectativa de que no sábado o fornecimento de água esteja praticamente recuperado. Bairros que dependem da captação em poços, e que estavam sem energia até a noite desta quarta-feira, como Pinheiro, Nossa Senhora de Lourdes e Primo Tacca, também voltaram a receber água na manhã desta quinta-feira, 23.
“A empresa de energia está providenciando postes alternativos e com isso podemos fazer com que os poços voltem a funcionar. O trabalho conjunto de todas as instituições é fundamental nesse momento”, complementa Baldi.
Desde terça-feira, 21, com o apoio da Defesa Civil e do Exército, os técnicos da Casan percorrem casa por casa, para retirar escombros que cobriam os cavaletes e fechar registros que deixavam a água escorrer, prejudicando o retorno da pressão no sistema de abastecimento.
“Foi um trabalho de formiguinha para evitar que as tubulações rompidas ficassem jogando água fora”, conta Baldi. Segundo ele, o trabalho é realizado durante o dia e à noite, com equipes operacionais e também funcionários dos setores administrativos deslocados para atuar em campo.Cerca de 20 pessoas da equipe da Casan de Xanxerê, de Catanduvas e de Chapecó, assim como da Superintendência Regional do Oeste estão envolvidas na recuperação do abastecimento na cidade.
Em função do tornado e da interrupção de energia, a Casan também teve problemas no fornecimento de água nos municípios de Ponte Serrada, Chapecó, Concórdia, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Seara, Xavantina, Xaxim e Marema.
› FONTE: Governo do Estado de SC