A participação popular é indispensável para que a reelaboração do documento represente os interesses reais da sociedade
Os moradores dos bairros Campinas e Kobrasol são convidados a participar, nesta quinta-feira (23), da rodada de eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José. Reunidos no Conselho Comunitário do Loteamento Campinas, às 19 horas, os participantes poderão contribuir com a Leitura Comunitária que servirá de base para a reelaboração do documento. Completando a agenda desta semana, os moradores do bairro Serraria (Área 8) se encontrarão no Ginásio anexo ao Colégio Marista Municipal no sábado (25), às 15 horas.
Essa é uma oportunidade para que cidadãos e o poder público possam debater a cidade que esperam para o futuro. No último sábado, dia 18 de abril, foi a vez da região do Alto Forquilhas contribuir com o Plano Diretor. Durante à tarde, no EEF Califórnia, os moradores foram divididos em grupos para avaliar os pontos positivos e negativos do bairro e da cidade.
Depois, com tudo que foi proposto pelos participantes, algumas prioridades foram escolhidas. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, participou também do evento e destacou a importância da participação popular neste processo. "É muito importante que a gente discuta e pense na cidade que queremos para o futuro", assinalou.
A equipe da Prefeitura de São José e da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) visitou as 11 áreas da cidade em dezembro do ano passado, mas como o número de participantes foi menor que o esperado um novo encontro ficou marcado para abril.
Como a comunicação foi ampliada, o coordenador técnico, Edson Cattoni, espera que a população participe e contribua com o processo de reelaboração. "Cada região pode apresentar prioridades diferentes e isso é importante para prestigiar todas as regiões da cidade no documento que será entregue no final", explica, ao destacar que está é uma grande oportunidade para a sociedade.
As informações recolhidas da participação popular passarão por uma análise técnica da Granfpolis que, em um segundo momento, será apresentado em uma nova rodada de eventos. Também está prevista a realização de uma nova audiência pública. "Nos próximos meses será possível ter uma versão preliminar do Plano Diretor e isso envolverá ainda mais a cidade nesta discussão", considera o secretário municipal de Serviços Públicos, Michel Schlemper.
Para aqueles que estão indo pela primeira vez às reuniões, a equipe técnica faz uma breve apresentação da metodologia, etapas e procedimentos que serão adotados durante o trabalho. Outras informações também estão disponíveis no site: www.pmsj.sc.gov.br/planodiretorparticipativo.
› FONTE: Prefeitura de São José