Nesta quinta-feira (16), os moradores de Forquilhas e Potecas se reuniram para participar das discussões
Os moradores de Forquilhas e Potecas se encontraram, na noite desta quinta-feira (16), para debater o futuro do bairro e da cidade de São José.
A reunião fez parte da primeira rodada de eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José, que desde o ano passado vem percorrendo 11 áreas do município para fazer a Leitura Comunitária que servirá de base para a reelaboração do documento. Neste sábado (18), será a vez da comunidade do Alto Forquilhas se reunir às 15 horas, no EEF Califórnia, na Rua Antonio Jovita Duarte s/n.
Durante a noite, os moradores foram divididos em dois grupos e orientados a analisar os pontos positivos e negativos que devem entrar neste processo. "O grupo concordou em continuar a reunião, mesmo menos moradores do que gostaríamos. Mas, tivemos um encontro bastante produtivo, que apresentou demandas importantes e diferentes de outras regiões que já estão mais consolidadas dentro da cidade", avalia a arquiteta e urbanista Valesca Menezes Marques.
A equipe da Prefeitura de São José e da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), consultoria contrata para executar o projeto, visitaram o bairro pela primeira vez em dezembro do ano passado.
"Preferimos, dentro do cronograma, refazer os encontros para que possamos reunir mais pessoas", esclarece o secretário municipal de Serviços Públicos, Michel Schlemper, ao destacar que as ferramentas de divulgação foram ampliadas nesta etapa.
Neste sentido, o coordenador técnico, Edson Cattoni, acredita que a reelaboração do Plano Diretor é como um quebra cabeça onde cada um pode colaborar de forma diferente. "As peças nunca se encaixam igual e diversos temas podem ser priorizados, de acordo com os interesses de cada um", compara. Para ele, somente a participação popular vai garantir que os interesses da sociedade estejam representados no documento final.
Na próxima semana, os encontros continuam em Campinas (Área 7), no dia 23 de abril, às 19 horas, na sede do Conselho Comunitário do Loteamento Campinas. E no sábado (25), às 15 horas, os moradores da Serraria (Área 8) se encontram no Ginásio anexo ao Colégio Marista Municipal.
Para aqueles que estão indo pela primeira vez às reuniões, a equipe técnica faz uma breve apresentação da metodologia, etapas e procedimentos que serão adotados durante o trabalho. Outras informações também estão disponíveis no site:www.pmsj.sc.gov.br/planodiretorparticipativo.
Confira a agenda completa dos eventos comunitários:
18/4 – Alto Forquilhas (Área 1)
EEF Califórnia (Rua Antonio Jovita Duarte), às 15 horas
Moradores: Alto Forquilhas
23/4 – Campinas (Área 7)
Conselho Comunitário do Loteamento Campinas (Rua José Aurino de Matos), às 19 horas
Moradores: Campinas e Kobrasol
25/4 – Serraria (Área 8)
Ginásio anexo ao Colégio Marista Municipal (Rua Nossa Sra. dos Navegantes, s/n), às 15 horas
Moradores: Jardim Zanellato e Serraria
28/4 – Barreiros (Área 9)
AEMFLO (Avenida Leoberto Leal, 64), às 19 horas
Moradores: Barreiros
30/4 – Forquilhinha (Área 6)
CEM Antônio Francisco Machado (Rua Pedro Paulo de Abreu, s/nº), às 19 horas
Moradores: Flor de Nápolis, Forquilhinha e Picadas do Sul
5/5 – Ipiranga (Área 5)
CEM Maria Iracema Martins de Andrade (TravessaPaulo Luckner), às 19 horas
Moradores: Areias, Ipiranga, Jardim Santiago, Pedregal e Real Parque
7/5 – Praia Comprida (Área 4)
EEB Profª Mª José Barbosa Vieira (Rua Joaquim Vaz, 1413), às 19 horas
Moradores: Centro Histórico, Fazenda Santo Antônio, Ponta de Baixo e Praia Comprida
› FONTE: Prefeitura de São José