Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Forquilhas recebe evento comunitário do Plano Diretor nesta quinta-feira (16)

Publicado em 16/04/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Daniel Pereira

foto: Daniel Pereira

Na terça-feira (14), foi a vez dos moradores da região do bairro Nossa Senhora do Rosário discutir sobre o futuro da cidade

A comunidade do bairro Nossa Senhora do Rosário e região retomou, na noite desta terça-feira (14), a primeira rodada de eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José.

Reunidos no salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, representantes dos bairros Bela Vista, Bosque das Mansões, Jardim Cidade de Florianópolis, Roçado e São Luiz apresentarem sugestões para a Leitura Comunitária que servirá de base para a reelaboração do documento. Na quinta-feira (16), será a vez dos moradores de Forquilhas e Potecas se reunirem no CEM Santa Terezinha, às 19 horas, para debater os pontos positivos e negativos da cidade.

A equipe da Prefeitura de São José e da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), consultoria contrata para executar o projeto, estiveram pela primeira vez no bairro em dezembro do ano passado. "Como tivemos um baixo número de participantes, decidimos naquele dia que voltaríamos em abril para termos mais oportunidade de ouvir a contribuição de todos", explica o coordenador técnico, Edson Cattoni.

Para debater a São José que esperam para o futuro, os moradores foram divididos em quatro grupos. Durante a noite, eles foram orientados a analisar os pontos positivos e negativos que devem entrar neste processo. "Queremos que vocês olhem o local, a realidade de vocês aqui nos bairros, mas não se esqueçam de um olhar global, para todo o município", orientou Cattoni.

Para concluir esta primeira etapa serão realizados ainda outros oito encontros até o dia 7 de maio. Para encerrar as atividades desta semana, os moradores do Alto Forquilhas são convidados a comparecer na Escola de Ensino Fundamental Califórnia, no sábado (18), às 15 horas.

"Já tínhamos feito uma rodada em cada uma dessas comunidades, mas preferimos, dentro do cronograma, refazer os encontros para que possamos reunir mais pessoas. Para isso ampliamos a divulgação e adiantamos algumas questões que são técnicas", esclareceu o secretário municipal de Serviços Públicos, Michel Schlemper.

Segundo ele, nos próximos meses será possível ter uma versão preliminar do Plano Diretor e isso envolverá mais a cidade na discussão. Para aqueles que estão indo pela primeira vez às reuniões, a equipe técnica faz uma breve apresentação da metodologia, etapas e procedimentos que serão adotados durante o trabalho. "É como um quebra cabeça onde cada um pode colaborar de forma diferente. As peças nunca se encaixam igual e diversos temas podem ser priorizados, de acordo com os interesses de cada um", compara Cattoni.

Em um segundo momento, tudo que foi recolhido nos encontros comunitários será apresentado em uma nova rodada de eventos. E, em seguida, será realizada uma audiência pública. É neste momento que cada uma das 11 áreas, que a cidade foi dividida, poderá eleger delegados que também contribuirão no conteúdo do Plano Diretor.

Confira a agenda completa dos eventos comunitários:

16/04 – Forquilhas (Área 10)

CEM Santa Terezinha (Rua Francisco Ignácio do Nascimento, s/nº), às 19 horas

Moradores: Forquilhas e Potecas

 

18/4 – Alto Forquilhas (Área 1)

EEF Califórnia (Rua Antonio Jovita Duarte), às 15 horas

Moradores: Alto Forquilhas

 

23/4 – Campinas (Área 7)

Conselho Comunitário do Loteamento Campinas (Rua José Aurino de Matos), às 19 horas

Moradores: Campinas e Kobrasol                                                                                        

 

25/4 – Serraria (Área 8)

Ginásio anexo ao Colégio Marista Municipal (Rua Nossa Sra. dos Navegantes, s/n), às 15 horas

Moradores: Jardim Zanellato e Serraria

 

28/4 – Barreiros (Área 9)

AEMFLO (Avenida Leoberto Leal, 64), às 19 hora

Moradores: Barreiros                                          

 

30/4 – Forquilhinha (Área 6)

CEM Antônio Francisco Machado (Rua Pedro Paulo de Abreu, s/nº), às 19 horas

Moradores: Flor de Nápolis, Forquilhinha e Picadas do Sul

 

5/5 – Ipiranga (Área 5)

CEM Maria Iracema Martins de Andrade (Travessa Paulo Luckner), às 19 horas

Moradores: Areias, Ipiranga, Jardim Santiago, Pedregal e Real Parque

 

7/5 – Praia Comprida (Área 4)

EEB Profª Mª José Barbosa Vieira (Rua Joaquim Vaz, 1413), às 19 horas

Moradores: Centro Histórico, Fazenda Santo Antônio, Ponta de Baixo e Praia Comprida

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários