Saiba as características do exame de proficiência mais usado no mundo.
Para estudar no exterior, especialmente se for para fazer uma graduação, pós-graduação ou especialização, é necessário possuir, na maioria das universidades, certificado de proficiência na língua, que é obtido por meio de exames práticos, como o IELTS e TOEFL.
Ambos são específicos para a língua inglesa, com a diferença que o primeiro é mais aceito em universidades do Reino Unido, e o segundo possui um alcance maior, mesmo sendo dos Estados Unidos.
Muitos especialistas afirmam que, quando o estudante decide que quer estudar no exterior, mas não tem certeza onde, o melhor a se fazer é investir no TOEFL, visto que ele é aceito em 9.000 instituições, de 130 países diferentes.
Os dois tipos desse exame são o TOEFL IBT, que é realizado via internet, e o TOEFL ITP, feito de maneira tradicional, no papel impresso. Cada um tem suas particularidades, devido ao seus formatos. O TOEFL ITP avalia: escuta (listening), conhecimento gramatical (Structure and Written Expression) e leitura (Reading) e é uma prova de múltipla escolha. Já o TOEFL IBT mede as quatro áreas do conhecimento: fala (speaking), escuta (listening), leitura (reading) e escrita (writing) e por isso é mais aceito.
› FONTE: Toda Comunicação