O Hospital Governador Celso Ramos, de Florianópolis, bateu no mês de março o recorde de cirurgias des 50 anos de história da instituição. Os números foram fechados nesta segunda-feira, 13, e comemorados pelo diretor Libório Soncini. Foram 1.245 intervenções ao longo dos 31 dias.
A marca anterior era de outubro, com 1.215 procedimentos. “Esse número é resultado de muito trabalho e dedicação”, destacou o diretor, lembrando que há dois anos, no começo de 2013, eram realizadas cerca de 400 cirurgias/mês.
Referência estadual em ortopedia, neurologia, neurocirurgia, oncologia, clínica médica e cirúrgica, a unidade hospitalar tem 220 leitos e uma equipe de 235 médicos que atendem pacientes de todo o Estado, mas especialmente da Grande Florianópolis (77,5%).
A maioria das cirurgias realizadas no Celso Ramos são de fraturas - somente no mês de março esse tipo de procedimento respondeu por 55% do total. O hospital conseguiu zerar a fila de cirurgias para fraturas e aumentou em 100% o número de cirurgias eletivas de alta complexidade.
“Cerca de 80% dos procedimentos cirúrgicos acontecem em função dos acidentes de trânsito, envolvendo principalmente motocicletas”, observa Soncini. Em 2014, a média de cirurgias mensais ficou na faixa de 710.
› FONTE: Governo do Estado de SC