A abertura à população acontecerá no final de junho com 100 boxes e 53 tipos de comércios
A obra de restauração da ala sul do Mercado Público de Florianópolis está em fase final. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, juntamente com o secretário de Obras, Rafael Hahne, fez a vistoria do local na tarde desta sexta-feira (10). A visita teve como objetivo principal verificar que a obra está seguindo o cronograma previsto.
A execução está dentro do prazo e será entregue aos comerciantes no final de abril. A abertura oficial acontecerá no final do mês de junho. O prefeito da Capital destacou o desafio de revitalizar uma construção histórica deste porte. "Pela primeira vez na história de Florianópolis a restauração de um prédio histórico foi feita sem fechá-lo completamente. Este desafio está sendo cumprido e facilita muito para a população", disse.
Ainda neste final de semana inicia-se a colocação das telhas na parte do telhado, que já está pronto. Nesta fase da obra estão sendo executadas as estruturas de marcenaria do telhado, o reforço estrutural e a estrutura metálica dos boxes e mezaninos, a concretagem dos boxes, as instalações elétricas primárias, drenagem, rede pluvial e de esgoto e ainda a colocação das portas de madeira nos boxes.
O secretário de Obras, Rafael Hahne, ficou muito satisfeito com o avanço das obras e falou da evolução da execução, "Cerca de 100 operários estão trabalhando para que não aconteçam atrasos. Todos os dias temos mudanças significativas na estrutura do prédio".
O horário de funcionamento das lojas continuará de segunda a sexta, das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h. "Vamos deixar que cada comerciante avalie se vale a pena ou não abrir o comércio aos domingos. A prefeitura disponibilizará o Mercado apto para o funcionamento com toda a segurança necessária", explicou.
O coração da cidade
Entre as inovações da ala sul, está a abertura de uma sala de artes que será utilizada para reuniões, embaixadores, visitas de estrangeiros e outros encontros do município. Também será aberta uma extensão do gabinete em que o prefeito Cesar Souza Junior atenderá a população uma vez por semana.
"Queremos recuperar também a importância política do Mercado Público, aproximar a prefeitura da população e ouvir as demandas. Esta é uma ação essencial para o crescimento da cidade e que será realizada junto com a inauguração do Mercado", disse.
A marca do Mercado Público
A população também poderá participar ativamente da revitalização do local. Nas próximas semanas serão divulgadas as informações do concurso para a escolha da Marca do Mercado Público. Os moradores de Florianópolis, de todas as idades, devem enviar um elemento gráfico que represente melhor o prédio histórico e votar na melhor marca.
"O coração de Florianópolis voltará a bater em poucos dias e de forma totalmente revitalizada. Este era o detalhe que faltava, a participação de quem mora aqui e tem histórias de vivência no Mercado Público", afirmou o prefeito.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis