O grupo apresentou interesse em realizar intercâmbios acadêmicos e empresariais
Representantes da Prefeitura de São José e do Centro Universitário Municipal São José (USJ) estiveram reunidos com comitiva da Henan University of Economics and Law, da China.
Na oportunidade, o presidente da instituição chinesa, professor Li Xiao Jian, apresentou um Memorando de Intenções, visando promover um intercâmbio de estudantes e professores entre os dois países. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (9), na sede da administração municipal e também contou com a participação do diretor da Faculdade de Contabilidade da Henan University, professor Pan Keqin.
Para a reitora do USJ, Elisiani Noronha, esta é uma grande oportunidade de agregar conhecimento. "Trata-se de uma universidade com três campi, envolvendo 30 mil alunos.
Se conseguirmos concretizar este projeto, será de grande valia para os alunos ampliarem aprendizado e também para os professores do USJ realizarem cursos de especialização e até mesmo doutorado", destaca.
A superintendente da Fundação Educacional Municipal, Ana Cristina Hoffmann, avalia que a parceria poderá selar as relações do USJ com instituições internacionais.
"Recentemente realizamos o XXI Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana e renovamos o acordo com a conceituada Universidade de Salamanca, a instituição mais antiga da Espanha e uma das mais antigas do Mundo. Ter um parceiro na Ásia, voltado para a área de Economia e negócios, abre oportunidades para São José consolidar-se em novos espaços junto a países do exterior", observa.
Os representantes da Henan University of Economics and Law também propuseram aos empresários de São José uma missão comercial. "Além de enviar estudantes e professores de um país para o outro, eles abriram as portas para que empresários de nosso município possam ir até a China participar de encontros de negócio", assinala o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fernando Souza.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão Orçamentária, Bernardo Meyer, firmar parceria com a China tanto na educação quanto no setor empresarial, é uma iniciativa arrojada.
"Atualmente a China é o maior parceiro comercial do Brasil, tanto na exportação quanto na importação, além de ser um dos países que mais crescem no mundo. Para São José é um privilégio e um grande desafio. Essa troca de experiência contribui diretamente para o planejamento do município e até mesmo para o desenvolvimento regional", diz.
Meyer acrescenta que a próxima etapa do projeto será o estudo e a avaliação dos detalhes do Memorando de Intenções a fim de viabilizar e dar continuidade às propostas recebidas.
› FONTE: Prefeitura de São José