Você sabia que um simples pedaço de chocolate pode matar seu cãozinho ou gatinho ? O chocolate contém uma substância chamada Teobromina, que é tóxica para os animais.
Para quem tem animais de estimação, o cuidado deve ser redobrado, nessa época de páscoa. A ingestão de chocolate por cães e gatos pode ser fatal, mesmo que não seja em grande quantidade. "A toxicidade vai variar de acordo com o peso, tamanho e idade do animal. Em cães, a dose de 63g de chocolate ao leite por quilograma de peso corporal é potencialmente letal", explica Ana Elisa Machado, médica veterinária.
As doses tóxicas de teobromina estão próximas a 100mg/kg, sendo fatais perto de 200 mg/kg. Porém, há relatos de sinais de intoxicação, como vômitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg e também de sinais de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 50mg/kg de teobromina.
Os sintomas apresentados nos animais vão desde vômitos, diarréia e polidipsia, que é a intensa sensação de sede. Outros sinais clínicos e alterações avançadas que podem ser encontradas são desidratação, hiperatividade, arritmias cardíacas, hemorragias internas, hipertensão arterial sistêmica, taquipnéia, cianose, hipertermia, fraqueza, tremores, ataxia e coma.
No organismo do animal, a substância do chocolate (teobromina), tem meia vida de cerca de 17 horas e pode ficar no organismo por até 6 dias. Esse tempo é prolongado, pois sua excreção se dá pelo fígado e não pelo sistema urinário.
Os sinais clínicos de intoxicação por chocolate, geralmente ocorrem dentro de 6 a 12h de ingestão. Portanto, mesmo que muitas vezes não seja tão apetitosa quanto um pedaço de chocolate, a ração é o alimento ideal para manter cães e gatos bem nutridos e saudáveis.
› FONTE: Multimídia