No próximo ano, a competição completará dez anos com um evento especial
O número de participantes do Concurso Gastronômico Sopa de Siri surpreendeu mais uma vez os organizadores.
A 9ª edição do evento, que já se tornou tradicional para os moradores da região, levou o público ao Centro Histórico de São José, apesar da chuva que teimou em cair durante todo o domingo (29). Organizado pela Associação do Centro Histórico de São José da Terra Firme com apoio da Prefeitura de São José, a competição trouxe diversas atrações culturais e shows musicais que animaram o público.
Para escolher a melhor sopa de siri, um grupo de jurados experimentou a iguaria elaborada pelos inscritos no concurso.
Para eleger o campeão, os jurados avaliaram os 21 concorrentes inscritos. Cada panela recebeu um número apenas, para que a identidade dos competidores ficasse secreta até o anúncio dos vencedores. A Comissão Julgadora foi presidida por Jorge Tadeu Matosdirimir e em primeiro lugar ficou o restaurante Sabor e Mar (Ponta de Baixo) com 626 pontos, que recebeu R$ 1 mil de premiação.
Além do concurso gastronômico, o público ainda pode aproveitar atrações culturais e musicais na festa que integra as comemorações do aniversário de São José.
A corte do carnaval Zé Folia 2015 também esteve presente para devolver simbolicamente a chave da cidade para a prefeita Adeliana Dal Pont, que prestigiou o evento e foi umas das juradas do concurso. "É papel do poder público preservar nossos valores e a nossa cultura. E essa é uma belíssima forma para isso", assinalou Adeliana.
Na culinária, o público pode provar práticos típicos da tradição açoriana, como pirão com linguiça, além de pasteis, cachorro quente e bolos. "Apesar da chuva, que ficou durante todo o dia, o grande número de pessoas mostrou que o evento foi um sucesso", avalia o presidente da Associação do Centro Histórico de São José da Terra Firme, José Ricardo Koerich.
Zé Ricardo, como é conhecido, explica que parte do dinheiro arrecadado durante o evento é destinado para algumas entidades assistenciais, como o Lar de Zulma e a Associação Albicas, que entrega enxoval para mães carentes. "O restante utilizamos para arcar com as despesas do próprio concurso", pontuou, ao destacar o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT) como fundamental para realização de mais esta edição.
Para o superintendente da FMCT, Carlos Eduardo Martins, celebrar o encontro comunitário ao redor da cultura gastronômica é uma forma de valorizar a tradição da cidade que cresceu a beira do mar. "Em 2016 vamos celebrar 10 anos do concurso e acreditamos que o evento já é uma marca em São José", afirmou.
› FONTE: Prefeitura de São José