foto: Embora o ticket médio no comércio e serviços e no setor de hotelaria tenha crescido, turistas gastaram menos nesta temporada de verão na Capital - Markito
Uma pesquisa feita pela Fecomercio, com 479 turistas e 243 empresários dos setores do comércio, serviços, turismo e hotelaria para levantou o impacto da temporada de verão 2015 na economia do município e identificou o perfil dos visitantes.
Os números revelaram um turista mais cauteloso quanto aos gastos nesta temporada (redução de R$ 3.102,24, em 2014, para R$ 2.211,62 neste ano), embora o ticket médio, tanto no comércio e serviços quanto no setor de hotelaria, tenha crescido em relação a 2014.
De acordo com a pesquisa, entre 2012 a 2014, a distribuição do sexo entre os visitantes apresentou certo equilíbrio. Em 2015, porém, a presença feminina (62,6%) superou a masculina (37,4%) em 25,2 pontos percentuais. Predominam entre os visitantes um público adulto, na faixa dos 31 aos 50 anos, e 63% têm renda média familiar entre R$ 1.510,00 e R$ 6.506,00.
Entre 2012 e 2015, houve um aumento da presença de turistas estrangeiros, principalmente argentinos, cuja participação cresceu 6,3 pontos percentuais no período. Em relação ao turista brasileiro, 53,8% vieram dos estados da Região Sul (35% do RS, 9,2% do PR e 9,6% de SC). A maioria dos turistas viajou em grupos familiares (52,4%), compostos por quatro pessoas em média.
Neste ano, os turistas ficaram bem distribuídos entre os principais tipos de hospedagem: 34,5% em casas de parentes e amigos, 22,9% em pousadas, 22,3% em casas alugadas e 15,8% em hotéis.
A média de gastos no comércio manteve-se estável desde o ano de 2013, com pequena oscilação, chegando a R$ 375,06, em 2015. Com relação ao gasto médio dos turistas com a temporada (incluindo hospedagem, alimentação, transporte e lazer), houve redução, passando de R$ 3.102,24 em 2014 para R$ 2.211,62 neste ano.
No geral, a avaliação do turista quanto à sua estada em Florianópolis na temporada de verão de 2015 foi positiva. Os itens melhor avaliados foram a receptividade dos moradores e o comércio.
Os itens que merecem atenção, segundo a avaliação dos turistas, foram o serviço de orientação ao turista, serviços de hospedagem e a infraestrutura viária. Mais de 91% dos entrevistados responderam que pretendiam retornar à Capital no ano que vem.
Empresários
De acordo com a pesquisa da Fecomércio SC, 35,5% dos estabelecimentos contrataram funcionários extras para o Verão 2015.
A evolução da média de gastos por cliente durante a temporada de verão mostrou um aumento pouco expressivo nos setores de comércio e serviços e, em contrapartida, o setor de hotelaria vivenciou um crescimento bastante significativo, de 78%, na passagem de 2014 para 2015.
O gasto médio por cliente no comércio e serviços, em 2015, foi de R$ 293,44 (em 2014, foi de R$ 225,40); enquanto que o gasto no setor de hotelaria foi de R$ 1.514,40 (contra R$ 851,13 no ano passado).
A forma de pagamento à vista, principalmente nos cartões de crédito, foi a preferida dos visitantes. Os empresários do comércio e serviços perceberam uma redução de 2,3% no faturamento em relação ao ano anterior, mas, em relação aos demais meses do ano, houve um aumento de 19%.
No setor de hotelaria, 44,7% avaliaram o movimento da temporada de verão 2015 como "muito bom" e 40,4% como "bom". A percepção de aumento no faturamento no setor foi de 1,4 ponto percentual em relação a 2015, porém, na comparação com os demais meses do ano, o percentual de aumento foi de 52,2%. Os hóspedes permaneceram por 5,1 dias em média e a ocupação dos leitos chegou a 90,4%.
› FONTE: Fecomércio