A abertura do evento será nesta segunda-feira (23), às 19h, no Centro Multiuso
Pesquisadores e estudiosos da área da Antropologia vindos da Espanha, México e Brasil estarão reunidos, em São José, para a realização do XXI Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana. A solenidade de abertura do evento, que acontece até o dia 25 de março, será nesta segunda-feira (23), às 19 horas.
O objetivo do Congresso é aprofundar o debate acadêmico, na ótica das ciências sociais sobre "Educação, Ecoturismo e Cultura. Desafios do mundo globalizado" e apresentar resultados de estudos e pesquisas que reflitam sobre a realidade mundial nestas áreas em discussão. O evento é gratuito para professores do USJ, professores da rede municipal de ensino, alunos e egressos do USJ. Para o público externo, as inscrições custam R$ 50.
Desde sua primeira edição, em outubro de 1996, em Salamanca (Espanha), o congresso foi norteado a partir de aspectos gerais da Antropologia na Península Ibérica e na América Latina, seguindo as linhas de pesquisa etnológicas e também transdisciplinares (com os âmbitos da comunicação, da política, da sociologia, da educação, da cooperação entre outros). Para este ano, serão abordadas as seguintes linhas temáticas: Antropologia e Educação, Turismo e Cultura, e Preservação Ambiental.
Segundo a reitora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), Elisiani Noronha, o Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana é considerado um marco no âmbito de sua especialidade. "É um evento que reúne profissionais de áreas tão diversas como conexas, que são a sociologia, a história, a filosofia, a comunicação, a economia, a política, a literatura e muitas outras", aponta a reitora.
A edição brasileira terá a participação de instituições como a Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de San Luís Potosí (México), Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León (España), Sociedad Española de Antropología Aplicada (Espanha), Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada (Brasil, Países da América Hispânica e Espanha), Master Universitário en Antropología de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca (Espanha).
Entre os palestrantes estão Ángel-Baldomero Barrio Espina, professor de Antropologia Social da Universidade de Salamanca; Telmo Vieira, antropólogo e pedagogo; o geógrafo Augusto Cezar Zeferino, presidente Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; a socióloga Lélia Pereira da Silva Nunes; o sociólogo Nereu do Vale Pereira; e o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps.
A edição brasileira do Congresso está sendo promovida pela Prefeitura de São José, Centro Universitário Municipal de São José e Universidade de Salamanca (Espanha).
A programação completa do Congresso e informações sobre inscrições estão no site http://congressoantropo.wix.com/iberoamerica.
› FONTE: Prefeitura de São José