Os serviços da Secretaria de Assistência Social estarão ainda mais próximos da população
A Prefeitura de São José deu mais um passo para atender às famílias mais necessitadas do município. A Unidade Móvel do CAD Único, inaugurada nesta quarta-feira (18), percorrerá as regiões da cidade para levar os serviços da Secretaria de Assistência Social até as pessoas. O objetivo é promover o acesso e a inclusão das camadas mais pobres da sociedade aos benefícios já garantidos por lei.
Referência nacional, o ônibus foi totalmente adaptado para atender as necessidades do projeto. "Vamos oferecer serviços importantes, como o cadastro para o programa Bolsa Família, cadastro de idosos, vagas para o Pronatec, outros cursos e benefícios do município", pontuou a secretaria municipal de Assistência Social, Norma Warmling. E completou: "Ir ao encontro das famílias é muito importante para garantir os direitos de cada um".
A prefeita Adeliana Dal Pont acredita que a unidade móvel é uma oportunidade para levar a estrutura da Prefeitura para todos os cantos.
"Não é o munícipe que se desloca até nós, ao contrário, somos nós que vamos ao encontro das pessoas. Isso é importante, também, para conhecer bem a nossa realidade", destacou. Somente no último ano, mais de 10 mil famílias foram inscritas no Cadastro Único em São José.
Para fazer todas as adaptações, a equipe responsável pela unidade precisou de quase um ano de trabalho. "Desenhamos o projeto de acordo com a necessidade da Prefeitura, um produto de qualidade que atenderá com rapidez e qualidade a população", considerou Fábio Nogueira, responsável pelo atendimento da área governamental da empresa Volare. Ele avalia que o resultado final é um produto que servirá de referência nacional. "O conforto de um escritório sob duas rodas", definiu.
Agora, a Coordenação do Cadastro Único selecionará os servidores que farão parte da nova equipe. "Vamos colocar pessoas que tenham perfil para este atendimento, que é um grande diferencial para a nossa área", explicou a diretora de Atenção Básica e secretária adjunta de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado.
Este novo serviço, por exemplo, será responsável em facilitar os atendimentos do programa Bolsa Família, que só beneficia cidadãos que já estejam cadastrados na Secretaria de Assistência Social do seu município. Em São José, cerca de 2,9 mil famílias dependem deste benefício que é ofertado pelo Governo Federal.
› FONTE: Prefeitura de São José