A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizará o Fórum Estadual de Preservação da Água, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento será nesta quinta-feira, 19, com abertura às 9h. "Reuniremos representantes da sociedade civil e poder público para debater a situação dos recursos hídricos, tema que esta sendo amplamente discutido em todo o país", afirma o secretário da SDS, Carlos Chiodini.
O coordenador da Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e representante da Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Osman Fernandes da Silva, falará sobre os desafios e perspectivas para a gestão dos recursos hídricos. Na sequencia, a gerente de projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos (SRHU) do MMA, Adriana Lustosa da Costa, proferirá palestra sobre o apoio e planejamento dos recursos hídricos. A partir das 14h, a representante do Banco Mundial, Carmem Molejón, abordará as ações do setor, com ênfase em Santa Catarina.
Para Chiodini, o Fórum busca sensibilizar e mobilizar a população para a importância do uso racional dos recursos hídricos. "Nosso objetivo é informar as pessoas para que o uso da água seja feito de forma responsável e sustentável", diz. O evento também visa estimular a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos por meio da representação das entidades civis que integram os Comitês de Bacias Hidrográficas. "Preparamos uma programação bastante diversificada, abordando as perspectivas da água no Brasil e, em especial em Santa Catarina", afirma o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Bruno Henrique Beilfuss.
Beilfuss lembra que a Lei 9748/1994, que institui a Política Estadual dos Recursos Hídricos, traz como princípio a participação e descentralização da gestão, que é concretizada por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas. "Com o modelo de gestão compartilhada entre a sociedade, os usuários de água e a administração pública temos garantimos água com qualidade e quantidade suficiente para diversas necessidades", avaliou.
Mais informações sobre o Fórum Estadual de Preservação da Água no e-mail: [email protected] . O encontro conta com parceria da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc.
› FONTE: Michelle Nunes