Os atletas com deficiência intelectual, visual ou física têm até sexta-feira (20) para se inscrever na 11ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que neste ano serão disputados em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste, entre 25 e 30 de abril. A competição é organizada pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Oeste.
De acordo com o presidente da fundação, Marcelo Kowalski, a expectativa é que 2,5 mil atletas participem da competição, em 12 modalidades divididas em categorias para pessoas com deficiência visual (DV), auditiva (DA), física (DF) e intelectual (DI). “Os atletas devem ficar atentos ao prazo para a inscrição nos Parajasc. Para isso, devem procurar a fundação de esporte de seu município”, alerta.
Não existem eliminatórias para participar das modalidades, nem é exigido índice mínimo para qualificação do atleta. Kowalski lembra que as marcas obtidas pelos paratletas nos Jasc são importantes e podem servir como classificatórias para disputas nacionais e internacionais, como os jogos parapanamericanos e as paralimpíadas. Além disso, há atletas que conquistam bolsas em seus municípios com as marcas obtidas na competição estadual.
“Os Parajasc, além de permitirem que os atletas com deficiência tenham a oportunidade de disputar uma competição oficial e garantir índice para disputas maiores, também visam à inclusão das pessoas com deficiência”, resume Kowalski.
Mais informações sobre os 11º Parajasc podem ser obtidos no site da Fesporte.
› FONTE: ALESC