Progresso de vendas nos comércios eletrônicos abre possibilidades em datas comemorativas devido ao planejamento em Marketing Digital
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data que vem ganhando cada vez mais importância para as pessoas e muitas delas presenteiam as mulheres de sua vida como as mães, as esposas, as filhas e as namoradas, o que torna necessário que o comércio online esteja preparado.
Segundo pesquisa feita em 2014 sobre comércio eletrônico, as vendas aumentaram em 17% sobre o ano anterior. Compras feitas em 2013 pela internet foram mais de 88 milhões e em 2014 passou para mais de 103 milhões, sendo que grande parte dessas aquisições são feitas em datas comemorativas.
Por isso, o trabalho em marketing digital é tão importante para chegar nas pessoas que procuram o seu produto no meio online. Eduardo Storini, diretor da Agência St, especializada em Marketing Digital, nos diz que "O trabalho de SEO é algo que gera resultado a médio-longo prazo, por isso, no dia é possível colher frutos somente daquilo que o empresário plantou a algum tempo, mas temos outras ações possíveis, como links patrocinados no Google e no Bing, que são uma forma interessante de adquirir um tráfego qualificado neste dia específico. E não podemos esquecer também do bom e velho e-mail marketing que é, ainda hoje, uma das fontes com maior taxa de conversão em e-commerces".
Hoje em dia é essencial que as empresas tenham um planejamento em marketing, pois cada vez mais existe concorrência na internet e para que sua empresa esteja em evidência é bom se organizar. Para as lojas que são focadas no público feminino, o investimento nessas estratégias é essencial, não apenas para a data, mas por todo o ano, pois o segmento de produtos destinados a esse público cresce todos os anos e vem ganhando destaque nas vendas online.
Quando falamos de datas comemorativas, o Storini complementa "As datas sazonais são sempre muito importantes para as empresas, pois os consumidores estão sempre mais propensos a executarem uma ação específica nessa data. Para e-commerce que tem uma estratégia de SEO já em andamento, é interessante se antecipar com a criação de uma página de destino especifica para esse dia e também produzir conteúdo educativo para quando o consumidor estiver nos buscadores pesquisando, por dicas ou ideias de presentes interessantes para o Dia Internacional da Mulher, encontre esse conteúdo especial que a empresa preparou sob medida para esta data. O ideal é que esse planejamento de conteúdo se inicie a produção pelo menos em 6 meses antes da data alvo".
› FONTE: Milena Cherubim/AgênciaST