A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) entregou ao arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, 3.720 exemplares do Caderno de Orientações para a Conservação de Bens Culturais Sacros de Santa Catarina.
O material desenvolvido pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural auxilia os responsáveis por igrejas que contêm peças de arte sacra a salvaguardar esse patrimônio. Os cadernos devem ser distribuídos às 10 arquidioceses de SC que difundirão o material junto às paróquias do Estado.
Durante a reunião para a entrega do material, na última segunda-feira, 23, a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, ressaltou a importância da conscientização junto a cada paróquia para que o patrimônio sacro seja preservado. Maria Teresinha aproveitou para pedir a parceria da Igreja na realização de um curso de conservação voltado à arte sacra e também da segunda edição do Seminário de Conservação de Igrejas e Arte Sacra de Santa Catarina, a ser realizado nesta ano.
Participaram, ainda, da reunião a gerente de Pesquisa e Tombamento da FCC, Marta Koerich; o coordenador do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da FCC, Thiago Guimarães Costa; o conservador/restaurador do Atecor, Marcelino Donizeth de Melo Correia; e o coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Revelino Seidler.
› FONTE: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura (FCC)