Para confirmar a vaga, é necessário entregar cópia de documento oficial com foto, do diploma e do registro profissional. Abstenção impedirá profissional de participar de novas chamadas.
Os profissionais selecionados na primeira chamada do Programa Mais Médicos têm até esta sexta-feira (20) para se apresentar nas cidades onde foram alocados.
Eles devem entregar ao gestor municipal documento oficial com foto, que comprove sua naturalidade (estado/município), cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso e do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina ou declaração de que apresentará o documento até o dia do início das atividades. O médico também deve pedir ao município o comprovante da validação da sua vaga. Quem não cumprir essa etapa ficará de fora de novas chamadas do Programa.
Para garantir o médico em seu município, o gestor deverá concluir a validação da inscrição do profissional no sistema do Programa. Só após essa etapa, o médico será assegurado pelo Ministério da Saúde.
“Os profissionais não podem deixar de se apresentar nos municípios e os gestores devem concluir o processo de validação no sistema para garantir a vaga”, alertou o secretário de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.
O médico também deve solicitar ao município o comprovante de validação da sua vaga. “A não realização desta etapa se caracteriza como desistência e impede que o profissional participe de outras chamadas do Programa”, completou Hêider.
Na primeira chamada apenas os profissionais com registro do Brasil puderam se inscrever. Dos 15.747 médicos inscritos, 12.580 selecionaram municípios e 3.936 conseguiram ocupar vagas.
A maioria deles (2.330 médicos) optou pelo benefício da pontuação de 10% nas provas de residência médica, caso tenha conceito satisfatório no seu percurso educacional. Outros 676 profissionais escolheram os benefícios do Mais Médicos e 930 médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) escolheram continuar atuando no município por mais três anos.
As oportunidades que não foram preenchidas na primeira fase serão disponibilizadas na segunda chamada do Programa, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.
A terceira chamada está prevista para os dias 17 e 18 de março. Caso persistam vagas, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior em 10 de abril e, no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros. Trimestralmente, o Ministério da Saúde também lançará edital para oferta de vagas que, eventualmente, vierem a abrir.
› FONTE: Agência Saúde do Governo