Diretoria da escola destaca que as dificuldades de orçamento ainda existem, mas que está trabalhando com os pés no chão.
No próximo sábado (14), as seis escolas do Grupo Especial entram na avenida da Passarela Nego Quirido para a disputa do título de 2015 do Carnaval de Florianópolis.
A escola do Continente é a última a se apresentar na passarela. O presidente da escola Luciano Baracuhy, no entanto, afirma que a Coloninha está acostumada a desfilar por último. De acordo com ele, há alguns inconvenientes, como o dia estar amanhecendo e o cansaço das pessoas, mas que isso será usado como uma demonstração de força na avenida.
No barracão da escola, os trabalhos continuam a todo o vapor. Nesta terça-feira (10), aconteceu o último ensaio, realizado na Beira Mar Continental. “É uma mistura de ensaio técnico com uma grande festa para a nossa Comunidade. Assim, juntamos as forças para realizar um grande desfile. Esse é o nosso diferencial: a força da nossa Comunidade”, contou o presidente.
O samba enredo deste ano, de autoria de José Alfredo Beirão Filho, homenageia Iemanjá, a rainha do mar. O enredo mostra a origem do orixá na África e a chegada desse sincretismo religioso no Brasil, além de tudo que envolve a paixão pela Rainha das Águas.
A ligação entre Brasil e África estará representada em alas de muita cor e vida. O público também poderá aproveitar o momento para refletir sobre a história da escravidão no país. “É importante mostrar os absurdos sofridos pelos nossos irmãos negros durante a escravidão. Temos que trabalhar muito para extirpar mais esse mal da nossa sociedade”, desabafa Luciano.
Uma das novidades para este carnaval é a ampliação da capacidade das arquibancadas: de 12 mil para 21,7 mil pessoas. A venda de ingressos também passou da Prefeitura para a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), que começou a venda ainda em dezembro.
A diretoria da escola afirma que o carnaval de Florianópolis está no caminho certo para ser um grande evento. “Isso é muito positivo para a cidade e para as comunidades que tem no carnaval uma oportunidade de trabalho e de obtenção de renda”, concluiu o presidente.
Clipe oficial
Samba enredo
Valei-me a proteção que vem do céu
E das belezas do mar
A soprar o dom da vida e as divindades
A guiar meu navegar
Da opressão de um rei
Fez-se magia em busca da libertação
Venceu guerreiros destemidos
Com amor de mãe em aflição
Óh mãe, o por do sol um novo dia
Aos nagôs a agonia da escravização
É um povo de fé, coloninha é axé
Da África a sua tradição
Ô ô odoya Iemanjá
Oguntê ô ô saravá Sobá
Ao som dos alabés
O xirê vai começar
O que cê qué sabe
Pergunta pra Ifá
Com amor embarcado na alma
O pescador em romaria pede proteção
Nossa senhora nos abençoe
Mãe divina, olhai por nós
O azul do mar vem colorir a avenida em corais
Sereias e ondinas
Pra ver a rainha e festejar
Não importa se é 02 de fevereiro
Carnaval ou ano inteiro
Unidos canta Iemanjá
Iemanjá rainha do mar (mainha)
Faz areia e vem brilhar na passarela
Com as flores e presentes Dos filhos da Coloninha
Sobre a escola
Fundação: 1962
Comunidade: Coloninha, no Continente
Cores: Azul, Verde e Branco
Títulos: 7
Enredo 2015: Odoyá, Mãe Senhora! Sou tuas águas, tuas ondas… Coloco em seu oceano, meu mar!
Por Larissa Gaspar
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)