Diretoria da escola garante que o título não os acomodou. A meta principal é fazer um desfile superior ao de 2014
No próximo sábado (14), as seis escolas do Grupo Especial entram na avenida da Passarela Nego Quirido para a disputa do título de 2015 do Carnaval de Florianópolis. Neste ano, a escola do Morro do Mocotó será a quinta a desfilar, mas isso não é problema. “É um horário excelente, no auge de empolgação da festa. Porém, trabalharíamos para usar a ordem de desfile a nosso favor qualquer que fosse a posição sorteada”, confessa Willian Tadeu, membro da Coordenação de Carnaval da Protegidos da Princesa e um dos compositores do samba-enredo.
O samba enredo da Protegidos homenageia o centenário da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). É a crônica de uma cidade em transformação que inicia nos sonhos da cidadela portuária e termina nos sonhos atuais, de uma Florianópolis que se projeta para o futuro.
Para realizar esta homenagem, a equipe pesquisou a atuação da instituição e percebeu que a história da ACIF é indissociável do desenvolvimento de Florianópolis. O começo do desfile é o porto do passado e o encerramento é o porto do futuro, com a cidade voltando a receber gente pelo mar.
Com três carros alegóricos, 19 alas e mais de dois mil componentes, a escola promete estar ainda mais forte neste carnaval. “Com humildade e pés no chão, sabemos que o trabalho só termina quando o último componente cruza a linha final de desfile”, destaca o coordenador.
Em 2015, a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) assumiu a responsabilidade pela organização do carnaval da cidade. A diretoria da Protegidos considera essa mudança como algo positivo. “O pré-carnaval de 2015 já teve outra cara, com ensaios técnicos muito organizados e a Passarela transformada numa verdadeira "casa" do samba. São avanços que inserem cada vez mais as escolas no calendário e na vida da cidade”, reforça Willian.
Outras novidades foram a volta dos ensaios na praça XV e Passarela Nego Quirido e o lançamento de um CD com o samba enredo das escolas do Grupo Especial. De acordo com William, essa é uma oportunidade para popularizar o samba-enredo da escola, além de movimentar a cidade com a enorme presença de turistas e moradores. “Quanto ao CD, a qualidade da produção não deve em nada ao Rio de Janeiro e São Paulo”, alega o coordenador.
Samba enredo
O sol brilhando na praia
É mais um dia que raia
E lá no porto é gente que vai e vem
O pescador na canoa
Pensa que a vida é boa
E agradece a riqueza que a ilha tem
E a onda que vagueia (na areia)
O destino vem bordar (ê iaiá)
A história, que é rendeira
Fez renda de luz no caminho do mar
Dançam as águas ao som do meu samba
Batuque de bamba chegou na maré
Ainda lembro a cidade menina
Cresceu e virou tão formosa mulher
Cartão-postal,
Erguendo pontes entre o sonho e o real
Nas asas do progresso, voar
Pro mundo inteiro, se apresentar
A engrenagem girou...
É novo tempo, doutor!
Floripa, eu quero te ver
O encanto mais lindo pra gente viver
Se preservar a semente de "ser" consciente
vão resplandecer
Belezas que não se vê iguais
Romances na beira do cais
E os sonhos que me representam serão imortais
Eu sou raiz verdadeira
Becos, ruas, ladeiras...
O tronco forte desse chão
É a princesa o meu amor maior
Vem do mocotó..
A resistência e a tradição
Sobre a Protegidos da Princesa
G.C.E.R.S. Os Protegidos da Princesa
Fundação: 1948
Comunidade: Morro do Mocotó
Cores: Verde, vermelho e branco
Títulos: 24
Enredo 2015: Emoldurada pelo mar, uma história que me representa. Crônica de uma cidade em transformação
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)