A comissão organizadora da 249ª edição da Procissão do Senhor dos Passos apresentou nesta manhã de terça-feira,10, algumas das novidades para a mais antiga manifestação de fé e religiosidade popular de Santa Catarina. Ronaldo Koerich, coordenador geral da Procissão, reiterou a necessidade de cada vez mais atrair os jovens para o evento.
“Há alguns anos estamos trabalhando para que os jovens estejam mais presentes e atuantes, que conheçam a história e a importância desta realização. Já incluímos uma ala jovem e para este ano, que marca os 250 anos da Irmandade do Senhor dos Passos, estamos realizando um trabalho junto aos grupos de jovens da Grande Florianópolis para sensibilizarmos um número ainda maior de pessoas e perpetuar a tradição”, pontua Koerich. Para se aproximar ainda mais dos jovens, este ano a Procissão também terá ações nas redes sociais.
Sobre a programação, já estão confirmadas as participações dos padres Valmir Silvano, Márcio Vignoli e Pedro Koehler, bem como do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck. O selo comemorativo aos 250 anos da Irmandade, feito em parceria com os Correios, já está sendo aplicado nos materiais de divulgação do evento.
A programação para os fieis tem início no dia 15 de março, com as tradicionais missas na Capela Menino Deus, mas o evento conta com dois grandes momentos de devoção, a transladação das imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, na noite do dia 21 de março, sábado, às 20 horas, com saída da Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade.
E a procissão do encontro das imagens - que reúne milhares de fiéis nas principais ruas do Centro da Capital – que está marcada para 22 de março, domingo, às 16 horas, tendo como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Para este ato, mais uma novidade: as bandas que fazem o cortejo pelo Centro de Florianópolis serão acompanhadas por um cantor, para dar maior sonoridade ao evento e estimular ainda mais a população a entoar os cânticos. A expectativa da comissão organizadora é reunir em 2015 mais de 60 mil pessoas na Procissão.
Programação paralela
Em paralelo a realização da Procissão deste ano, ocorre a celebração dos 250 anos da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que terá quatro grandes momentos:
- 26/02/2015 – Realização de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19h30;
- 07/03/2015 – Apresentação especial da Camerata Florianópolis no Centro Integrado de Cultura que marcará o lançamento de um CD histórico, produzido com músicas sacras da Procissão, reunindo grandes nomes da música da cidade. O CD será comercializado a um preço simbólico e o valor arrecadado será revertido para caridade. Serão produzidos 32 mil CD’s, que foi subsidiado com projetos e doações;
- Homenagem na Câmara Federal dos Deputados em Brasília para os 250 anos da Irmandade, uma conquista da ACIF- Associação Comercial e Industrial de Florianópolis;
- Sessão solene na Academia Catarinense de Letras com lançamento do livro sobre os 250 anos da entidade.
› FONTE: Apoio Comunicação