Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia D de Combate à Dengue convoca população

Publicado em 06/02/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Armadilha para captura do vetor da dengue - Divulgação

foto: Armadilha para captura do vetor da dengue - Divulgação

Secretaria de Saúde e Comcap farão conscientização no Parque de Coqueiros, neste sábado (07).

Pneus, entulho, garrafas de vidro e outros materiais que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue estão no alvo da Prefeitura de Florianópolis no Dia D de Combate à doença, neste sábado (07).

Em parceria com a Comcap, a Secretaria de Saúde irá convocar a população a eliminar os focos do Aedes aegypti. Para isso, fará uma campanha que reforça o uso dos PEVs (pontos de entrega voluntária) espalhados na cidade para coleta desses resíduos.

“Como não temos transmissão da doença na cidade, mas encontramos focos do mosquito, principalmente em locais onde há acúmulo de entulho, convidamos a população a entrar na luta pela eliminação desses criadouros de larvas do Aedes aegypti”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.

De acordo com a Comcap, a Capital tem mapeados 160 pontos de descarte irregular de resíduos – muitos deles responsáveis pela proliferação do vetor da dengue – principalmente na região continental do município, onde somente em 2015 foram encontrados 15 novos focos.

A ação de conscientização para eliminar esses pontos ocorrerá no sábado (07), das 10 às 13h, no Parque de Coqueiros. No local a população poderá tirar dúvidas e conhecer os PEVs disponibilizados pela Comcap, também disponíveis no site da empresa (WWW.comcap.org.br)

Focos e casos

Florianópolis teve, até esta quinta-feira (05), 12 casos notificados de dengue, sendo dois conformados (contraídos em outros Estados), sete descartados e três em investigação epidemiológica.

Os focos de mosquito transmissor da dengue em Florianópolis aumentaram – somente nas primeiras semanas deste ano foram encontrados 20 novos criadouros do Aedes aegypti. O Continente continua sendo a área mais afetada pelos focos do mosquito, que foi encontrado nos bairros Estreito, Capoeiras, Monte Cristo, Coloninha, Jardim Atlântico e Balneário. Na Ilha, por enquanto, houve registros no Centro, em Ingleses, Santinho e Canasvieiras.

Denúncias

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (WWW.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).

As denúncias são encaminhadas ao Centro de Controle de Zoonoses, que faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos. Em média, levam sete dias para a resposta sobre a reclamação.

 

 

 

› FONTE: Secretaria Municipal de Saúde

Comentários