O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça.
Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça está informatizando todo o sistema.
O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal. O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais.
“Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo.
No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusive as retiradas que o mesmo fez em uma das farmácias dos postos de saúde da cidade. Com o sistema, o médico não vai mais passar receita manuscrita. “O médico digita o nome do remédio e o sistema imprime a receita”, frisa Camilo.
Outra novidade no sistema informatizado é no atendimento odontológico, com a impressão do odontograma através do sistema que disponibilizará todas as informações da arcada dentária dos pacientes. “Esses dados ficararão armazenados, podendo inclusive ser realizada a identificação de uma pessoa pela arcada dentária”. Revela Camilo.
O prefeito revela ainda que os próximos postos a serem informatizados são dos bairros Enseada do Brito, Pinheira, Madri, Pacheco e Vila Nova, devendo se estender sucessivamente, até atingir as 18 unidades de Saúde de Palhoça.
› FONTE: Prefeitura Municipal de Palhoça