Presidentes de CDLs avaliam momento econômico e impacto no segmento.
O fraco desempenho da economia brasileira em 2014 e as incertezas econômicas de 2015 têm dividido opiniões entre lideranças do comércio catarinense. Alguns empresários estão menos otimistas, mas um ponto é consenso: será um ano desafiador.
Para vender mais uma das apostas do varejo estadual são as liquidações de começo de ano. Em algumas cidades as promoções já iniciaram - é o caso de Criciúma (que iniciou no dia 02 e encerra no próximo sábado) - e em outras estão programadas para antes do carnaval, como em Chapecó, de 05 a 14 deste mês.
Na opinião de José Carlos Benini, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó, apesar das perspectivas inquietantes, o momento é de recuperação.
"A expectativa é que as promoções ajudem a dar um fôlego para as lojas, mas de forma restrita. Projetamos um ano de aperto", afirma. Em Joinville os descontos chegaram até 70% em alguns segmentos, mas, segundo Carlos Antônio Grendene, vice-presidente da CDL local, os comerciantes terão perdas com os baixos preços.
"As liquidações ajudam com o fluxo de caixa, mas não revertem o prejuízo." Quanto às expectativas para o ano, ele acredita que o desempenho "será semelhante ao ano passado".
› FONTE: Palavracom