Aproximadamente trinta veleiros de cinco estados disputam a partir dessa quarta-feira (04) a principal competição de vela oceânica de Santa Catarina.
A partir dessa quarta-feira, 4, até o próximo sábado, 7, aproximadamente 200 velejadores disputam o 26º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.
O evento é a principal competição de vela oceânica catarinense e nessa edição contará com cerca de 30 equipes de cinco estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, além das embarcações do estado.
As disputas acontecem na raia de Jurerê, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, com competições nas classes BRA-RGS, ORC, C-30 e HPE25. Dentro da programação estão previstas uma regata longa e mais cinco regatas Barla-Sota.
A regata longa acontece sempre no dia com melhores condições de vento. O percurso previsto é com largada em Jurerê. De lá os veleiros seguem rumo ao norte da Ilha, até a Ilha do Arvoredo, e depois rumam em direção ao Leste da Ilha, passando pela Ilha do Campeche (ou Ilha do Xavier). Após o contorno, os veleiros retornam a Jurerê. Por ser uma regata mais longa, a previsão de duração é de 7h a 10h.
Já as regatas Barla-Sota são mais técnicas e curtas. Acontecem em Jurerê e de acordo com as condições de vento são alterados os locais, mas sempre em um raio próximo, que pode ser mais afastada da praia ou até mesmo próximo à Ilha do Francês. Em média, as disputas têm duração de 50 minutos a 1h15m.
Assim como nos últimos anos, o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina promete um alto nível técnico, com presença dos principais velejadores das classes de oceano do Brasil. Inclusive, vale destacar os veleiros catarinenses.
Em 2014, das três classes em disputa, as equipes do estado venceram duas. O Katana foi o grande vencedor na C30, enquanto o Bruxo levou o título na RGS. Já na ORC, o Ângela Star, do Rio de Janeiro, terminou na primeira posição.
› FONTE: Sixcomm