Comunidades do Jagatá e da Nova Descoberta são as beneficiadas.
A Prefeitura de Florianópolis entrega nesta terça-feira (3) mais cinco casas modulares dentro do projeto do Maciço do Morro da Cruz.
A comunidade do Jagatá receberá quatro unidades construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); na Nova Descoberta (que integra a comunidade do Mont Serrat), será entregue a 12ª construída por meio do convênio firmado com a Defesa Civil do Estado, que prevê a entrega de mais oito unidades. O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Domingos Zancanaro, vão oficializar a entrega dos imóveis.
"O ano de 2014 registrou um salto nos números da construção de casas nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz: as quatro primeiras residências modulares foram entregues já no dia 28 de janeiro, e em dezembro já tinham sido entregues 39 unidades construídas com os recursos do PAC e 11 resultantes do convênio entre a Prefeitura e a Defesa Civil.
Desde que se iniciaram as construções de casas modulares, 50 famílias receberam as chaves de suas moradias e conquistaram mais dignidade e melhores condições de vida", afirmou Zancanaro.
A definição das famílias que receberam as moradias do primeiro lote de 44 casas construídas com recursos do PAC foi motivada pela necessidade de abertura de vias, pela precariedade das moradias originais ou porque se localizavam em áreas de risco.
No caso das 20 provenientes do convênio com a Defesa Civil, os critérios são a comprovação de que as famílias residiam em áreas de risco ou tinham sido vítimas de algum acidente natural.
Ao todo, 438 novas moradias
A construção de moradias integra o Projeto Maciço do Morro da Cruz e prevê a construção de 438 novas unidades habitacionais, entre casas modulares e de alvenaria, modificando a realidade das comunidades e das famílias beneficiadas.
O primeiro lote de 30 casas em alvenaria já foi totalmente entregue e contemplou 18 famílias no Mont Serrat e 12 no Morro do Céu. O segundo lote prevê 50 novas unidades, sendo que duas dessas já foram entregues em dezembro de 2014 – uma na Nova Descoberta e uma no Mont Serrat.
No caso de unidades modulares, o primeiro lote contemplou 44 unidades construídas com recursos do PAC e 20 que se referem ao convênio com a Defesa Civil.
Desse total, 50 residências já foram entregues. "Tivemos um bom desempenho até agora, mas estamos trabalhando para ampliar esses números. Com cera de 60% das obras de infraestrutura do Maciço já concluídas, os esforços serão concentrados na construção de residências, e em 2015 a previsão é que outras 75 famílias recebam seus lares, entre unidade modulares e de alvenaria", completou Zancanaro.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis