Escola de informática formatou aulas personalizadas, focadas nas principais necessidades e interesses deste público.
O ritmo acelerado da tecnologia nem sempre é acompanhado pelos idosos, que muitas vezes sentem-se isolados e desinformados. Para muitos deles Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram e Skype são “palavrões” que assustam e estão muito longe da sua realidade.
Para atender a este público cada vez mais interessado em se manter antenado, acaba de ser lançado em Florianópolis o curso “Melhor Idade Digital”. O grande diferencial é que ele foi formatado a partir das principais necessidades e interesses apontados pelos próprios idosos.
“Não é um curso como os tradicionais de informática básica, onde se ensina, por exemplo, Excel e Power Point. Os idosos não precisam disso, e sim aprender programas que vão utilizar no seu dia a dia, como o word para escrever textos e o Skype para conversar com familiares que moram longe”, explica Cristiano Neto, professor do curso e sócio da Aidos Tecnologia, empresa idealizadora da iniciativa.
“E tudo isto é ensinado de forma bem prática e numa linguagem simples, para que eles possam entender. Entramos mesmo no mundo deles”, reforça o professor, que tem experiência de oito anos em aulas para idosos e 13 em cursos de informática.
Embora seja voltado para a terceira idade, pessoas com menos de 60 anos também podem fazer o curso. Nas aulas, os alunos aprendem a operar notebooks (que podem ser trazidos de casa) e outros dispositivos móveis como smartphones e tablets. “Muitos idosos ganham celular de presente, mas acabam utilizando apenas a função telefone. Na maioria das vezes não gostam de pedir para os filhos e netos ensinar para não incomodá-los”, diz Luciano Rocha, também professor do curso, que há 8 anos ministra aulas para a terceira idade.
Várias características dos idosos foram analisadas na hora de montar a grade do curso. Uma delas é o hábito de viajarem e fazerem passeios, por isso, receberão aulas de como utilizar corretamente a câmera fotográfica digital, armazenar as fotos no computador e enviar por e-mail ou salvar num CD.
Mas são as redes sociais o grande desejo de aprendizado dos idosos, para que possam estar em contato com parentes ou amigos que moram longe, e até fazer novas amizades ou algo mais. “Já tivemos o caso de um senhor bem idoso que até arranjou uma namorada”, lembra Luciano.
Aliás, a questão da sociabilidade é outro forte do curso, que acaba se tornando uma ótima oportunidade de lazer e para fazer novas amizades. “Nas primeiras aulas o pessoal fica mais acanhado, mas depois tem até bolo nos intervalos e todos ficam amigos”, conta Cristiano.
MÓDULOS DO CURSO
1 - Primeiros passos: funções do teclado e mouse, como organizar o computador.
2 – Word: configuração de documentos, criação e modificação de textos.
3 – Internet: como usar a web, baixar arquivos, usar e-mail, redes sociais e
Skype.
4 – Dispositivos móveis: como utilizar tablets, smartphones e aplicativos.
SERVIÇO
Curso: “Melhor Idade Digital”
Início: 9 de março
Duração: 105 horas (30 aulas de três horas e meia)
Dias/horários: aula uma vez por semana (segundas, quartas e sextas de manhã ou à tarde)
Local: Imagine School of Computer Graphics. Rua Miguel Daux, 129, Coqueiros,
Informações: (48) 3209-7222/ 9177-3078 / 9938-3078 / 8441-3078
› FONTE: Viviane Araújo