Um grupo de 14 crianças de 10 e 11 anos do projeto de extensão Baby Basquetebol Cidadania, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), embarca para os Estados Unidos nesta quinta-feira, 22, para participar de um intercâmbio de treinamentos e jogos de basquetebol em escolas públicas.
Os pequenos atletas (12 meninos e duas meninas) também acompanharão treinos e jogos das equipes da Universidade Central da Flórida e do Orlando Magic, time da NBA, a liga de basquete americana.
O projeto Baby Baquetebol Cidadania oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e treinamento de baquete para crianças a partir dos 4 anos de idade, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, na região continental de Florianópolis. O treinamento segue métodologia trazida dos Estados Unidos e equipamento apropriado para as crianças.
O grupo será acompanhado pelo coordenador do projeto, professor Gilberto Vaz, da Udesc Cefid. Também viajam junto dois estudantes de graduação em Educação Física da Udesc (bolsistas do projeto), uma voltuntária e alguns pais, num total de 30 pessoas. Os custos da viagem são bancados por 15 empresas parceiras do projeto.
Eles partem nesta quinta-feira, 22, às 19h, da Udesc Cefid, em Coqueiros, num ônibus fretado rumo a Porto Alegre, onde tomam o voo rumo aos EUA na sexta-feira às 7h. A programação da viagem inclui visita e treinos nos complexos esportivos da Rebonderz e da ESPN, em Orlando, no estado americano da Flórida. O retorno está previsto para 4 de fevereiro.
O projeto Baby Basquetebol Cidadania, é vinculado ao programa de extensão Basquetebol para Todos, que oferece a prática de basquete também para alunos de escolas de Florianópolis e São José e para adultos cadeirantes.
› FONTE: Governo do Estado de SC