O Geração TEC, programa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) que busca a inserção de jovens no mercado de trabalho, iniciou este mês o mapeamento junto às empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado para identificar as necessidades de profissionais do setor para começar o planejamento dos cursos de 2015.
“As empresas respondem a um questionário no site, estas informações ajudarão a montar uma grade de capacitação, fazendo com que os participantes tenham chances reais de ingressarem no ramo de tecnologia”, explica o secretário adjunto da SDS, Daniel Lutz. O formulário está disponível no site http://www.geracaotec.sc.gov.br.
Segundo a coordenadora do Geração TEC, Jeritza de Souza, as informações do questionário preenchido pelos empresários permitirão identificar a demanda atual por profissionais qualificados para o segmento de TIC no Estado, além de preparar o conteúdo dos cursos de maneira regionalizada.
As respostas devem ser enviadas até 20 de fevereiro. Dúvidas sobre o mapeamento podem ser esclarecidas pelos telefones (48) 3665-4875 e (48) 3665-4876, ou pelo e-mail [email protected] .
O Geração TEC visa reduzir a demanda de vagas em todo Estado no setor de tecnologia, que é um dos que mais cresce no país. Para participar dos cursos oferecidos, é necessário ter mais de 17 anos, ter no mínimo o ensino médio completo ou estar cursando o último ano, e não estar empregado em atividades relacionadas à programação. É importante ainda ter conhecimentos básicos de lógica, inglês e boa fundamentação em matemática.
Criado em 2011 a partir de uma parceria da SDS e entidades do setor de TIC, o Geração TEC já entregou 4.571 certificados em todas as regiões de Santa Catarina. O programa é coordenado pelo Instituto Internacional de Inovação (i3), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os cursos têm duração aproximada de três meses.
› FONTE: Governo do Estado de SC