Box do Mercado Público centraliza ofertas de vagas e de cursos.
A partir desta quinta-feira (15), o Mercado Público deixou de ser apenas um ponto comercial e de encontro da cidade de Florianópolis: passou a ser também um centro de oportunidades.
No Box 46 da ala norte, recentemente reformada, passou a funcionar o Balcão de Oportunidades Municipal (BOM), projeto da Prefeitura desenvolvido pelo IGEOF, cujo objetivo é facilitar o acesso à procura e oferta de oportunidades de capacitação e ingresso no mercado de trabalho.
A necessidade de um espaço que fornecesse esse serviço foi comprovada nas primeiras horas de funcionamento do BOM: mesmo antes da inauguração, já havia fila para atendimento de pessoas em busca de trabalho e capacitação.
Pela manhã, cerca de 20 pessoas já haviam sido atendidas e a aglomeração que se formou durante o lançamento atraiu curiosos, que aproveitaram para fazer seu cadastro.
Uma dessas pessoas era Ana Paula da Silva. Desempregada há alguns meses, Ana Paula soube da inauguração e foi direto ao Mercado entregar seu currículo.
"É interessante, porque a aqui já vai ser feita a seleção do candidato de acordo com seu perfil", disse a atendente de telemarketing. "Vai ser ótimo, porque a gente não vai precisar bater de porta em porta atrás de trabalho", acrescentou.
Durante a solenidade de inauguração, Everson Mendes, superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) exaltou a importância desse projeto para a cidade.
"Depois de três feirões de emprego muito concorridos, vendo a agonia do empresário procurando mão de obra e a do trabalhador em busca de uma oportunidade, não podíamos mais ficar dependendo apenas desses eventos para colocar em contato empregador e empregado", disse.
Para que esse projeto saísse do papel, o IGEOF contou com a parceria das empresas que fizeram parte das edições do Feirão de Emprego e da FACISC, responsável pelo desenvolvimento do sistema que será usado no cadastro.
O BOM funcionará de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, no Box 46 do Mercado Público.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis