Beleza da maturidade feminina instigada pela personagem dos Irmãos Grimm.
A mulher má e ardilosa que envenena a maçã vermelho-sangue para provocar o sono da morte em sua vítima é a personagem principal da exposição fotográfica A Bruxa, de Pati Peccin, com abertura na quinta-feira, dia 22, às 19 horas, na galeria do Coletivo Artístico NaCasa, em Florianópolis.
São 15 fotos, todas coloridas, embora algumas com tom em falso preto e branco, que retratam a madrasta da história da Branca de Neve em retratos belos e sombrios.
No tratamento de imagens, a artista rebaixou as algumas cores como forma de dar compatibilidade à personagem e alterou o foco em outras, causando a sensação de foto tremida para estabelecer o desconforto provocado pela presença da bruxa.
A personagem dos Irmãos Grimm foi escolhida para incitar a curiosidade pelo tema da beleza na maturidade invertendo a feiura da bruxa representada na história da Branca de Neve.
A intérprete da malvada é a fisioterapeuta Jussara Stupp de Freitas, que foi fotografada na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no norte da Ilha de Santa Catarina
A artista tem explorado outros personagens sob o signo da fábula em seu site www.patipeccin.com, sempre com modelos não profissionais e agora decidiu materializar o tema numa exposição com fotos impressas. Além das imagens reveladas em papel, Pati vai também ambientar a sala da mostra com a maçã, o espelho e vegetação para evocar a personagem do conto para além da forma bidimensional da fotografia e do próprio livro.
Pati Peccin nasceu em Canela, no Rio Grande do Sul. É graduada em publicidade e propaganda pela Furb, de Blumenau e mestre em ilustração artística, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. Trabalha com cenografia, direção e produção de arte. É também desenhista e ilustradora e já expôs no Brasil e no exterior.
SERVIÇO
O quê: abertura da exposição A Bruxa, de Pati Peccin.
Quando: quinta-feira, 22 de janeiro, às 19h. Visitação até 18 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h.
Onde: NaCasa - Coletivo Artístico. Rua José Francisco Dias Areias, 359, Trindade, fone: 3028-8185.
Quanto: gratuito.
› FONTE: Fifo Lima