foto: Marginal da Avenida Beira-mar Norte será concluída em obra que inicia ainda em janeiro - Petra Mafalda
Conclusão das marginais da avenida Beira-mar fazem parte do anel viário do Centro.
As duas primeiras obras que irão compor o anel viário que será implantado na região central de Florianópolis iniciam até o final de janeiro, prazo no qual devem ser assinadas as respectivas ordens de serviço pela Prefeitura.
Neste primeiro momento, dois trechos da marginal da Beira-mar Norte serão concluídos, possibilitando assim a melhor fluidez do tráfego de veículos naquela que é a via de maior movimento da cidade.
As obras começam pelo trecho que vai da altura do Direto do Campo até a sede da Polícia Federal, e depois do Titri até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Shopping Iguatemi, na Trindade.
"Esse é o primeiro passo de uma importante caminhada pela melhoria da mobilidade em Florianópolis. Estamos trabalhando para que o transporte coletivo seja mais rápido e eficiente, atraindo assim mais usuários para o sistema", resumiu o prefeito Cesar Souza Junior.
Além de melhorar o trânsito de veículos pelo local, as marginais da avenida Beira-mar Norte irão compor o anel viário que vai receber o primeiro corredor exclusivo para ônibus da história da Capital, principal obra de mobilidade urbana das últimas décadas na cidade.
Ao todo, o anel viário terá 17 km e fará todo um contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, Prainha e retornando ao Centro.
Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo e, dependendo do trecho, faixas preferenciais para o transporte público, o projeto prevê ainda: melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.
O prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis