Tupis terminam Sevens de Mar del Plata em segundo lugar e se classificam para os Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.
Mar del Plata (Argentina) – A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens conquistou neste domingo, 11, um lugar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. A vaga veio após a o vice-campeonato do Sevens de Mar del Plata, na Argentina.
"Após várias batalhas conseguimos carimbar nossa importante vaga para os Jogos Pan-Americanos. A &39;Olimpíada das Américas&39; será uma boa oportunidade para testar nossa evolução. Mais um desafio de alto nível para nosso time crescer e conseguir fazer bonito na sequência nos Jogos do Rio-2016. Toda a equipe e comissão técnica estão de parabéns pelo belo trabalho que vem sendo feito, com evolução contínua", afirma Lucas Duque, o Tanque.
O torneio
Os Tupis entraram na competição sabendo que precisavam ficar entre os dois melhores para conquistar o direito de jogar os Jogos Pan-Americanos deste ano, em Toronto, no Canadá.
Logo na primeira partida, no sábado, 10, os brasileiros tiveram um duro confronto diante do Paraguai, mas alcançaram uma importante vitória por 19 a 14, com tries de Boy (2) e Rambo. No segundo confronto, os Tupis não tomaram conhecimento e superaram a Colômbia por 31 a 5.
A terceira partida de sábado, diante do favorito Chile, novamente mostrou a força dos brasileiros, que abriram 7 a 0 com try de Moises Duque, mas terminaram o jogo empatando em 7 a 7.
O resultado colocou o Brasil em posição confortável, uma vez que a vitória simples sobre o Peru, no segundo dia de competições, já daria a classificação para o Pan. E foi exatamente isso que aconteceu: 26 a 5 para os Tupis, vaga confirmada na final do Sevens de Mar del Plata e passaporte carimbado para Toronto. Na grande final o Brasil reencontrou o Chile e acabou derrotado por 7 a 0, ficando assim com o vice-campeonato da competição.
Com Chile e Brasil, a lista de participantes do Pan já está definida. O torneio masculino terá, além das duas equipes, Argentina, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Guiana e México. Já no feminino, que tinha o Brasil garantido como campeão Sul-Americano de 2014, terá ainda Argentina, Colômbia, Canadá, Estados Unidos e México.
› FONTE: In Press Media Guide