Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inflação de 2014 fecha perto da meta de 6,5% estipulada pelo Banco Central

Publicado em 09/01/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Apesar de abaixo da meta, o índice é considerado alto e pode sofrer novos reajustes com as pressões inflacionárias de 2015

foto: Apesar de abaixo da meta, o índice é considerado alto e pode sofrer novos reajustes com as pressões inflacionárias de 2015

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede oficialmente a inflação brasileira, apresentou variação de 0,78% em dezembro de 2014, sendo esta a segunda maior taxa mensal do índice no ano passado, perdendo apenas para os 0,92% de março.

Com isso, a inflação de 2014 fechou em 6,41%, pouco abaixo da meta de 6,5% estipulada pelo Banco Central.

Para a Fecomércio SC, apesar de a inflação ter registrado um índice abaixo da meta, os 6,41% de IPCA ainda é elevado.A entidade alerta que estão previstas novas pressões inflacionárias para este mês de janeiro e para todo o primeiro semestre de 2015, entre elas, o reajuste da tarifa do transporte urbano e a adoção do novo sistema de bandeiras tarifárias para a energia elétrica.

Esses reajustes podem colocar novamente a inflação acima do teto da meta, exigindo novas medidas de controle inflacionário.

Tais medidas, segundo a entidade, não podem penalizar o setor produtivo, como tem acontecido ao longo dos anos com os sucessivos aumentos dos juros, já que a elevação destes limita o crédito tanto para o consumidor quanto para o empresário, prejudicando o crescimento do país.

Assim, o caminho mais efetivo para combater o baixo crescimento e a inflação passa por um verdadeiro ajuste fiscal e uma posterior reforma tributária e trabalhista.

Em 2014, a maioria dos nove grupos de produtos e serviços acompanhados pela pesquisa do IPCA mostrou aceleração na taxa de crescimento de um mês para o outro.

As despesas com habitação foram as que mais aumentaram, superando em 8,80% o índice de 2013. O grupo de alimentação e bebidas teve alta de 8,03% na comparação anual e, junto com a habitação, foi responsável por 51% do IPCA de 2014.

Outro dado avaliado pelo IBGE em dezembro foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede o aumento do custo de vida da população. Em dezembro, o índice apresentou variação de 0,62%, 0,09 ponto percentual acima dos 0,53% de novembro. Assim, o INPC de 2014 fechou em 6,23%, sendo que em 2013 era de 5,56%.

 

 

› FONTE: Fecomércio

Comentários