Apesar de registrar avanços, em reunião realizada nesta quinta-feira (8), em Florianópolis, ainda não houve consenso sobre atualização do Mínimo Regional.
Representantes dos empregadores e dos trabalhadores que negociam o Mínimo Regional de Santa Catarina terão nova reunião no dia 30 de janeiro.
Na tarde desta quinta-feira (8), em Florianópolis, foi realizada nova rodada de negociação, na qual as propostas evoluíram, mas ainda não houve consenso. O setor laboral, que no começo das negociações propôs 15%, chegou a 11,5%, enquanto os representantes dos empresários, que na primeira reunião ofereceram o INPC (em torno de 6%), chegaram a 7,5%.
“Embora ainda não tenhamos chegado a um acordo, estamos avançando. Isso é importante, considerando o cenário econômico e os demais fatores que afetam as tratativas. Existe o consenso de que a negociação deve ser preservada e continuará evoluindo, com o mesmo clima de respeito mútuo observado até aqui”, afirma Arnaldo Huebl, empresário do setor moveleiro, que foi um dos representantes dos empregadores. Ele lembra que Santa Catarina é o único Estado com Mínimo Regional em que os índices para atualização dos valores são negociados diretamente entre o setores laboral e empresarial.
Participaram do encontro representantes dos trabalhadores e empregadores da indústria, comércio, transportes, agricultura e saúde.
› FONTE: FIESC