Evento pioneiro no país contará com programação competitiva e não- competitiva, além de debates, encontros e palestras sobre o atual momento do audiovisual brasileiro para crianças.
Estão abertas até 7 de março as inscrições para a 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 5 a 14 de junho. Podem participar da seleção produções nacionais de todos os gêneros e formatos de curta-metragem, preferencialmente inéditas em Santa Catarina.
As obras serão exibidas na mostra competitiva e não-competitiva. Em uma parceria com a TV Brasil, o festival premia o Melhor Filme de Animação, de Ficção e a Melhor Série, escolhidos por um Júri Oficial, e também dá voz as crianças, com o Prêmio Especial escolhido pelo público infantil. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.mostradecinemainfantil.com.br. Todo o processo é online, incluindo o envio dos filmes. A relação das obras selecionadas será divulgada no início de abril.
Os filmes inscritos e selecionados serão exibidos gratuitamente aos estudantes da rede pública e particular de ensino durante os dias de realização da Mostra e em mostras itinerantes em comunidades na Grande Florianópolis e outros municípios catarinenses.
Em 2014, por meio do Circuito Estadual de Cinema Infantil, o evento - um dos únicos no Brasil voltados à produção audiovisual com linguagem para crianças e adolescentes - atingiu cerca de 100 mil espectadores em todo o estado, com exibição de mais de 80 filmes da produção brasileira atual.
A Mostra, pioneira no país, promove o fortalecimento e a circulação do cinema brasileiro voltado às crianças e jovens e discute questões ligadas à educação, à cultura e ao audiovisual para a infância, além de promover uma ampla inclusão social. É uma realização da Lume Produções Culturais, com apoio do Núcleo de Ação Integrada e patrocinadores.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3065 5058.
› FONTE: FIFO LIMA