Monte Cristo e Vila Aparecida, no Continente, são os bairros escolhidos para a ação que deve esterilizar 320 animais.
Pelo menos 320 cães e gatos serão castrados pela equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), no mês de janeiro. A ação foi retomada nesta semana e passa pelos bairros Monte Cristo e Vila Aparecida. Desde abril de 2013, em torno de 9 mil animais passaram pela esterilização cirúrgica gratuita na Capital.
A Dibea tem caminhão próprio para o transporte dos cães e gatos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente. Quem faz o cadastramento e a organização do processo são voluntários que atuam na comunidade que será visitada pelas equipes.
Apesar de o processo de castração ser rápido – a cirurgia dura menos de meia hora – os voluntários recolhem até 20 animais diariamente, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos donos. São priorizados cães e gatos que têm proprietários, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.
Para ter acesso à castração gratuita é preciso apresentar documento de identidade, que será usado para cadastro como dono do animal, comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos.
O caminhão que realiza o transporte dos animais para a cirurgia permanece na comunidade para buscar os animais nas comunidades, de acordo com o calendário, de segunda a sexta, a partir das 14 horas. Confira a programação:
De 5 a 9 de janeiro
Bairro: Monte Cristo
Total de animais: 80
De 12 a 16 de janeiro
Bairro: Monte Cristo
Total de animais: 80
De 19 a 23 de janeiro
Bairro: Vila Aparecida
Total de animais: 80
De 26 a 30 de janeiro
Bairro: Vila Aparecida
Total de animais: 80
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis