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Procon de São José divulga o ranking das empresas com mais reclamações em 2014

Publicado em 08/01/2015 Editoria: São José Comente!


foto:  Durante o ano de 2014, a equipe do Procon municipal divulgou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e orientou cidadãos em diversos pontos da cidade - Daniel Pereira

foto: Durante o ano de 2014, a equipe do Procon municipal divulgou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e orientou cidadãos em diversos pontos da cidade - Daniel Pereira

No ano passado, o órgão atendeu quase 8 mil consumidores.

Cada vez mais consumidores procuram o Procon de São José para buscar orientações e garantir os seus direitos.

Só no último ano, a instituição realizou 7.890 atendimentos, o que representa uma média de 657 atendimentos por mês. Entre as ações administrativas mais comuns, as empresas de telefonia, televisão por assinatura e os bancos despontam no ranking dos 30 fornecedores com maior número de reclamações.

A campeã de processos, com 1006 atendimentos, foi a Oi, seguida pela TIM (443), GVT (397), Sky (261) e Banco do Bradesco (191). Já entre as lojas e empresas em geral, as Casas Bahia/Ponto Frio ficou em primeiro lugar com 181 reclamações, depois vem a Samsung (147), Magazine Luiza (134), Britânia (99) e as Lojas Koerich (95).

Segundo o diretor do Procon de São José, Humberto Souza, esses números representam que os fornecedores, entre outras coisas, não estão preparados para dar suporte ao consumidor. "Poucos se ocupam em oferecer um serviço de pós-venda eficiente", reforça, ao apontar que é obrigação das empresas respeitarem o Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, durante o ano de 2014, a equipe do Procon municipal atendeu uma média de 17 ligações telefônicas por dia e atingiu um índice de resolutividade de 92%.

De acordo com Souza, a maioria dos casos tratados pelo Procon demonstram o "descuido, falta de conhecimento e a má fé" de vendedores e gerentes. "Em geral, a preocupação deles é vender o produto, sem se preocupar com a garantia dos direitos", constata. Por isso, para ele, é indispensável que os cidadãos busquem conhecer a legislação.

Na lista, algumas empresas aparecem pela primeira vez entre as mais acionadas pelos consumidores. Souza considera, porém, que o resultado representa um aumento das vendas, já que com um maior número de clientes, a amostragem de reclamações tende a crescer.

Atendimento

O Procon é um serviço público que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos. Cabe ao Procon orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores, fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, quando for o caso, aplicar sanções.

Endereço: Avenida Acioni Souza Filho, n°403, andar térreo – Beira-Mar de São José

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h

Telefone: (48) 3288-4393

 

Ranking dos 30 primeiros fornecedores

N

Fornecedores

Atendimentos

OI S.A

1006

TIM

443

GVT

397

SKY

261

Banco Bradesco

191

NET

187

Casas Bahia / Ponto Frio

181

Vivo

155

Samsung

147

10°

Claro

146

11°

Magazine Luiza

134

12°

Britânia

130

13°

Bando Itaú

125

14°

Koerich

118

15°

Digibras

076

16°

BMG

062

17°

Celesc

058

18°

Uol

058

19°

Cassol

057

20°

Salfer

056

21°

Electrolux

055

22°

Santander

050

23°

Havan

049

24°

Whirpool

045

25°

Actual Network

043

26°

Multivia

041

27°

BV Financeira

033

28°

Cetelem

033

29°

B2W / Americanas

032

30°

Banco do Brasil

030

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

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