foto: Durante o ano de 2014, a equipe do Procon municipal divulgou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e orientou cidadãos em diversos pontos da cidade - Daniel Pereira
No ano passado, o órgão atendeu quase 8 mil consumidores.
Cada vez mais consumidores procuram o Procon de São José para buscar orientações e garantir os seus direitos.
Só no último ano, a instituição realizou 7.890 atendimentos, o que representa uma média de 657 atendimentos por mês. Entre as ações administrativas mais comuns, as empresas de telefonia, televisão por assinatura e os bancos despontam no ranking dos 30 fornecedores com maior número de reclamações.
A campeã de processos, com 1006 atendimentos, foi a Oi, seguida pela TIM (443), GVT (397), Sky (261) e Banco do Bradesco (191). Já entre as lojas e empresas em geral, as Casas Bahia/Ponto Frio ficou em primeiro lugar com 181 reclamações, depois vem a Samsung (147), Magazine Luiza (134), Britânia (99) e as Lojas Koerich (95).
Segundo o diretor do Procon de São José, Humberto Souza, esses números representam que os fornecedores, entre outras coisas, não estão preparados para dar suporte ao consumidor. "Poucos se ocupam em oferecer um serviço de pós-venda eficiente", reforça, ao apontar que é obrigação das empresas respeitarem o Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, durante o ano de 2014, a equipe do Procon municipal atendeu uma média de 17 ligações telefônicas por dia e atingiu um índice de resolutividade de 92%.
De acordo com Souza, a maioria dos casos tratados pelo Procon demonstram o "descuido, falta de conhecimento e a má fé" de vendedores e gerentes. "Em geral, a preocupação deles é vender o produto, sem se preocupar com a garantia dos direitos", constata. Por isso, para ele, é indispensável que os cidadãos busquem conhecer a legislação.
Na lista, algumas empresas aparecem pela primeira vez entre as mais acionadas pelos consumidores. Souza considera, porém, que o resultado representa um aumento das vendas, já que com um maior número de clientes, a amostragem de reclamações tende a crescer.
Atendimento
O Procon é um serviço público que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos. Cabe ao Procon orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores, fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, quando for o caso, aplicar sanções.
Endereço: Avenida Acioni Souza Filho, n°403, andar térreo – Beira-Mar de São José
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h
Telefone: (48) 3288-4393
Ranking dos 30 primeiros fornecedores
N |
Fornecedores |
Atendimentos |
1° |
OI S.A |
1006 |
2° |
TIM |
443 |
3° |
GVT |
397 |
4° |
SKY |
261 |
5° |
Banco Bradesco |
191 |
6° |
NET |
187 |
7° |
Casas Bahia / Ponto Frio |
181 |
8° |
Vivo |
155 |
9° |
Samsung |
147 |
10° |
Claro |
146 |
11° |
Magazine Luiza |
134 |
12° |
Britânia |
130 |
13° |
Bando Itaú |
125 |
14° |
Koerich |
118 |
15° |
Digibras |
076 |
16° |
BMG |
062 |
17° |
Celesc |
058 |
18° |
Uol |
058 |
19° |
Cassol |
057 |
20° |
Salfer |
056 |
21° |
Electrolux |
055 |
22° |
Santander |
050 |
23° |
Havan |
049 |
24° |
Whirpool |
045 |
25° |
Actual Network |
043 |
26° |
Multivia |
041 |
27° |
BV Financeira |
033 |
28° |
Cetelem |
033 |
29° |
B2W / Americanas |
032 |
30° |
Banco do Brasil |
030 |
› FONTE: Prefeitura de São José