O superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, assume a partir desta quinta-feira (8) a Secretaria Municipal de Assistência Social de olho nos moradores de rua. Sua primeira ação no novo cargo – que está acumulando com a direção do IGEOF – será montar bases físicas de abordagem, em Canasvieiras e no centro da cidade. Serão erguidas barracas para alojar equipes multidisciplinares que vão acompanhar continuamente a população em situação de rua, oferecendo opções de encaminhamento.
"Será uma abordagem ostensiva", disse o novo secretário. "A equipe de abordagem não vai passar, oferecer colocação e ir embora. A equipe vai ficar lá, na base, acompanhando seguidamente os moradores e oferecendo continuamente o encaminhamento", completou.
Formado em História pela UFSC, Everson Mendes calcula que mais de 400 moradores de rua espalham-se hoje pela Capital. Sua intenção é firmar parceria com entidades assistenciais para oferecer tratamento aos dependentes químicos que desejarem internação. Também devem ser oferecidas condições aos moradores que desejarem voltar à cidade de origem ou pretenderem reintegrar-se às suas famílias. "Temos estrutura ociosa para alojar boa parte dessa população", informou.
Além dos moradores de rua, as prioridades do novo secretário de Assistência Social são a valorização da Terceira Idade, o aumento do Cadastro Único e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis