foto: O Programa Saúde na Escola foi considerado referência nacional em documentário produzido pelo Ministério da Saúde - Caroline Borges
A partir deste ano, 24 escolas da rede municipal receberão orientações da equipe do Programa Saúde na Escola.
Adolescentes de 29 escolas da rede municipal de Florianópolis ganharão uma carga extra de autoestima e de formação de pensamento crítico em 2015.
Tudo para que tenham mais autonomia e confiança, suficientes para tornarem-se menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos. Trata-se do TamoJunto, desenvolvido pela equipe do Programa Saúde na Escola, em parceria com o Ministério da Saúde, que será ampliado neste ano.
O Tamojunto é a versão nacional de uma metodologia elaborada por pesquisadores europeus, chamada Unplugged. Foi testada pela primeira vez em 2013, em fase pré-piloto, para alunos de quatro escolas de Florianópolis, com apoio da UFSC. No ano passado, mais nove escolas foram incluídas, beneficiando adolescentes de 13 e 14 anos nos 7º e 8º anos do período escolar.
Efetividade
Usando linguagem descontraída e acessível, o programa aborda diversos assuntos e situações de estresse capazes de potencializar o uso de drogas entre os alunos. O objetivo é fortalecer fatores de proteção, como bem-estar psicológico e bom relacionamento com os pais e professores, que tornam os adolescentes menos vulneráveis ao uso de drogas e álcool.
As Universidades Federais de São Paulo e de Santa Catarina estão conduzindo estudos sobre a efetividade do programa nas escolas participantes em seus respectivos estados.
Segundo Candice Boppré Besen, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Saúde de Florianópolis, os resultados serão percebidos no futuro, com a redução da violência, a diminuição e o retardamento do primeiro uso de drogas e álcool entre os participantes da metodologia.
Adaptação
No segundo semestre de 2013, escolas de São Paulo, São Bernardo de Campo e Florianópolis participaram da fase pré-piloto do programa, aplicando uma versão da metodologia Unplugged traduzida para o português. No começo de 2014, foi finalizada a adaptação da metodologia para o contexto brasileiro. Esta versão passou a se chamar TamoJunto, nome escolhido pelos alunos das escolas que receberam a fase pré-piloto do programa.
A importação, adaptação cultural e avaliação do Tamojunto, entre outros programas de prevenção, são implementadas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.
› FONTE: Secretaria Municipal de Saúde