De acordo com o estudo Global Evolving Workforce 56% dos brasileiros afirmam trabalhar, pelo menos em algum momento, de casa.
Apesar de significar mais da metade dos trabalhadores, o índice fica abaixo dos demais países emergentes – onde essa porcentagem é de 68% - e acima dos 31% nos mercados desenvolvidos. O estudo foi realizado pela Dell e a Intel.
A relação com o trabalho também foi estudada na pesquisa. Três em cada quatro profissionais checam o e-mail corporativo fora do horário e 59% fazem chamadas telefônicas profissionais após as horas de trabalho.
O levantamento aponta ainda que os profissionais brasileiros são os que mais utilizam equipamentos pessoais para uso profissional e vice-versa.
Ainda segundo o estudo, 42% dos brasileiros entrevistados apontam que os departamentos de TI não estão cientes do uso dos equipamentos pessoais no trabalho.
Outra constatação da pesquisa é a de que, no Brasil, ainda há uma predominância no uso de desktops no ambiente corporativo.
No país, 83% dos profissionais afirmam usar esse tipo de equipamento para trabalho e 51% combinam esse modelo com outros dispositivos.
O laptop aparece como o segundo device mais utilizado para trabalhar, citado por 37% dos entrevistados, seguido pelo smartphone, com 31%. Os tablets e os equipamentos 2 em 1, são usados, respectivamente, por 16% e 17%.
Ainda de acordo com a pesquisa, os profissionais brasileiros usam, em média, de 2 a 3 equipamentos tecnológicos para trabalhar. Entre as pessoas que afirmam utilizar o tablet no ambiente de trabalho, essa média salta para 4,1 devices por usuário.
› FONTE: Vejamos