Quem perdeu os documentos, antes de fazer novos, pode procurar na relação de achados e perdidos dos Correios.
Os itens encontrados são mantidos nas agências por 60 dias e, após esse período, encaminhados aos órgãos emissores.
O serviço está disponível no site dos Correios. Para conferir se o seu documento está em alguma agência, é preciso digitar o nome e o tipo do documento.
Caso o seu documento tenha sido armazenado, será necessário ir até a agência, comprovar que é o titular e pagar uma taxa de R$ 4. Além de RG, CPF, passaporte e carteira de motorista, também é possível procurar por cartão de débito, crédito, cartão nacional de saúde, cartão do cidadão, passe escolar, título de eleitor e outros.
Os Correios também contam com uma central de atendimento pelos telefones 3003-0100 nas capitais e 0800-725-7282 nas demais localidades. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 18h aos sábados.
Se o documento perdido for o RG e não for encontrado, saiba como solicitar a segunda via. Para mais informações sobre este e outros serviços, acesse portal Perto de Você.
› FONTE: Governo do Estado de SC